Produtos e Equipamentos

Nossa missão é inovar e sempre proporcionar o melhor em tecnologia e produtos para que você possa superar limites e aproveitar cada segundo ao máximo. Nós ficamos felizes demais quando vemos que o nosso objetivo foi alcançado e receber o feedback de quem coloca as nossas roupas, calçados e equipamentos à prova é a nossa melhor recompensa!

Recentemente nós recebemos um depoimento muito interessante. O relato chegou até nós através do Denni Morais, que atua como alpinista no Programa Antártico Brasileiro, cujo objetivo é levar cientistas para desenvolverem as mais diversas pesquisas na Antártica. Durante boa parte do ano os pesquisadores ficam acampados nessa região selvagem e nesse período a casa deles é um de nossos clássicos: as barracas VE25.

Confira abaixo, nas palavras do Denni Morais, um pouquinho desse trabalho e da experiência de acampar na Antártica:

“Desde 1982 o Brasil promove expedições ao continente gelado através do Programa Antártico Brasileiro, um programa de Estado Brasileiro onde o foco é a realização de pesquisas científicas que são revertidas para a sociedade brasileira em inúmeras áreas! As pesquisas desenvolvidas abrangem desde temas relacionados à mudança climática até a produção de fármacos contra variadas doenças.

Desde 2014 venho participando das expedições antárticas como alpinista do programa, desenvolvendo atividades que giram em torno da segurança dos cientistas durante as pesquisas, e isso envolve desde a manutenção de grandes acampamentos de longa duração, condução segura em deslocamentos em terreno técnico, até o gerenciamento de recursos garantindo a nossa permanência evitando imprevistos.

Entre dezembro de 2018 a fevereiro de 2019 estive na Ilha de James Ross, a região mais ao sul onde o Brasil atua, e tive a oportunidade de trabalhar com Paleontólogos brasileiros em busca de fósseis na Antártica. Sim, a Antártica tem fósseis do período Cretáceo e são encontradas desde pequenas conchas, até ossos de Dinossauros de 60 milhões de anos.  Muitas pessoas pensam que a Antártica é só gelo. Não! A Antártica tem grandes regiões livres de gelo, e a Ilha James Ross é uma delas! Durante nossa permanência de 50 dias acampados nesta ilha em muitas oportunidades nos aproximamos de grandes glaciares e tivemos a oportunidade de apreciar grandes calotas de gelo com centenas de metros de altitude ao arredor. Sem dúvida um cenário único e tocante.

Foto: Denni Morais/Arquivo Pessoal

Mas onde a The North Face entra nessa história? A clássica barraca de 4 estações VE25, usada pelas montanhas mundo afora, desde a travessia da Serra Fina até o acampamento 4 do Everest a 8000 metros de altitude, também é usada pelo Programa Antártico Brasileiro, pelo menos desde 1995. E neste ano estreamos a última versão deste clássico relançado em 2017 com algumas pequenas melhorias, como por exemplo, a substituição do velcro pelo zíper no acesso superior da barraca, mantendo o desenho que consagrou a barraca por tantos anos.

Mas, usar um material tão técnico na Antártica é necessário? Sim, sem dúvida! Apesar dos acampamentos ficarem geralmente entre os 100 e 400 metros em relação ao nível do mar e muitas vezes próximo do oceano, essas regiões se assemelham muito a uma altitude de 4000 metros, devido ao frio polar e principalmente pelos ventos. E os ventos são a marca registrada da Antártica, sendo muito comum enfrentar ventos de 120 km/h durante as tempestades. O desenho geodésico da VE25 com ótimo desempenho aos ventos e suas cinco varetas de alumínio nos trazem muito conforto e tranquilidade devido à grande segurança proporcionada.

Foto: Denni Morais/Arquivo Pessoal

Ao longo dos anos, algumas técnicas foram adotadas pelo Programa Antártico, para um melhor resultado no uso das barracas num ambiente tão inóspito, como por exemplo, o uso de grandes estacas de aço com 40 centímetros para garantir uma boa ancoragem em solos muitas vezes arenoso e a utilização de sacos de ráfia carregados com areia para a proteção de ventos fortes e grandes nevascas, além de sustentar suas “saias” em substituição a pedras que poderiam danificar a barraca.

Com isso, espero ter trazido um assunto tão pouco divulgado entre os brasileiros, que é a atuação do nosso país no continente gelado, onde contamos com produtos feitos com muita qualidade e tecnologia para sustentar nossa permanência num clima tão diferente de nossas terras tropicais.

Boas Aventuras!”

Foto: Denni Morais/Arquivo Pessoal

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.