Dicas

A alimentação está diretamente relacionada ao desempenho esportivo de qualquer atleta, seja ele profissional ou amador. Planejar junto com um nutricionista um cronograma de refeições considerando os horários de treino, a intensidade do esforço físico e todos os outros detalhes da rotina é essencial para continuar evoluindo no esporte e manter o corpo e a mente sempre saudáveis.

O melhor é sempre consultar um profissional da área para que seja possível estabelecer os horários, alimentos e quantidades ideais para a sua necessidade. Mas, além do acompanhamento médico, é muito interessante entender a lógica dos nutrientes para fazer escolhas inteligentes em todas as ocasiões. O pós-treino é um dos momentos que mais geram dúvidas, principalmente dos atletas amadores. Por isso, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma refeição pós-treino balanceada para que o corpo se recupere rapidamente e suporte as cargas de exercícios do dia seguinte.

  1. Proteínas – As proteínas ajudam a reconstruir os músculos, por isso, uma refeição pós-treino precisa ter alimentos ricos em proteínas. Mas, não se engane. Não é apenas neste momento do dia em que é a ingestão de proteínas é indicada. Ter um equilíbrio durante o dia é a chave para manter o organismo fazendo a síntese das proteínas e aproveitando seus benefícios ao máximo.

Sugestões de alimentos: ovos, frango, iogurte, tofu, quinoa, feijão, whey protein etc.

  1. Carboidratos – Há quem pense que o ideal é abolir os carboidratos da dieta. Mas, a verdade é que eles são muito importantes para auxiliar a absorção de proteínas pelo organismo, através da liberação de insulina e das reservas de glicogênio, que vão ajudar a transportar as proteínas aos músculos. Em consequência disso, as refeições pós-treino podem incluir também os carboidratos complexos, ou seja, alimentos ricos em carboidratos de lenta absorção.

Sugestões de alimentos: batata doce, arroz integral, aveia, verduras etc.

  1. Gordura – Quando se fala em gordura é impossível não associar aos alimentos fritos. Mas, este não é o caso aqui. Pelo contrário! Após uma atividade física, o organismo trabalha de forma mais acelerada, isso significa que os nutrientes também serão absorvidos com mais facilidade. Portanto, fuja de alimentos industrializados ou com altos níveis de gordura. O que estamos sugerindo aqui é incluir uma pequena quantidade de alimentos ricos em colesterol bom na primeira refeição após o exercício de alta intensidade. Eles podem auxiliar no desenvolvimento muscular e, consequentemente, na perda de peso também.

Sugestões de alimentos: peixe, abacate, castanhas, azeite etc.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.