Dicas Esportes

Correr nas trilhas é muito diferente dos tradicionais treinos no asfalto. As provas de montanha são praticamente um esporte à parte. Estar tão perto da natureza, muitas vezes intocada, demanda alguns cuidados extras, equipamentos apropriados, técnicas específicas e diferentes expectativas. Por isso, se você está em uma fase de transição entre as corridas de rua e as corridas de montanha, fique de olho nessas dicas.

  1. Pare de se preocupar com o relógio

Os corredores de rua costumam mensurar o desempenho em um treino ou prova com base no cronômetro. Na montanha isso é bem diferente. As trilhas reservam muitos obstáculos, aclives, declives, terrenos irregulares, paisagens incríveis que merecem uma pausa para apreciação, e muitos outros detalhes que tornam a jornada muito mais importante do que os números nos relógios. A primeira dica para quem vai se aventurar na montanha é parar de medir a performance baseado apenas no tempo. Ao invés de contar os minutos, conte as maravilhas e superações vivenciadas pelo caminho.

  1. Segurança vem sempre em primeiro lugar

Antes de se aventurar, tenha certeza do caminho. Além de seguir por trilhas já abertas e com sinalização, pode ser interessante usar aplicativos de localização. Além de ajudar na navegação, eles salvam os treinos e oferecem diversas estatísticas sobre o desempenho, altimetria, entre outras coisas. Para ficar mais legal e ainda mais seguro, evite correr em trilhas sozinho. Ter um companheiro nos treinos é o melhor jeito de ter alguém para prestar um socorro rápido em caso de qualquer acidente ou lesão.

trail_run4
Ter companhia deixa o treino mais legal e seguro. – Foto: Greg Mionske
  1. Fique atento o tempo todo

As trilhas são cheias de obstáculos, principalmente as mais técnicas, com muitas raízes, lama, pedras. Portanto, fique sempre atento ao próximo passo. Além disso, você pode ter que dividir espaço com ciclistas e outros corredores. Então, evite usar fones de ouvido, para que seja possível escutar a aproximação, e mantenha-se sempre ao lado direito, perto do limite da trilha. Assim você pode ser ultrapassado sem atrapalhar ninguém e quem está vindo no sentido contrário também tem espaço suficiente para seguir o treino. Por mais impressionante que as paisagens sejam, não desvie o olhar do caminho. Sempre que quiser apreciar a natureza, faça uma pausa na corrida para aproveitar mais toda a imensidão da natureza.

  1. Vá com calma nas subidas e descidas

As corridas de montanha sempre têm muitas subidas e descidas, isso é bastante óbvio. Mas, muito além de saber o que o caminho reserva, os corredores precisam estar preparados para aguentar as subidas e descidas sem terem problemas com lesões ou até mesmo desistirem. Nunca tenha vergonha de enfrentar uma subida caminhando. Isso é extremamente normal nas provas de trilha. Nas subidas muito íngremes, a passada pode ser semelhante à subida de uma escada. O mesmo pode ser feito na hora de descer. Nas colinas mais amenas, você pode dar passadas mais largas e deixar que a própria descida determine o seu ritmo.

  1. Não vacile na escolha dos calçados

A escolha dos calçados é muito importante em qualquer tipo de corrida. Nas trilhas eles são ainda mais essenciais. Os tênis planejados para provas no asfalto não possuem o solado ideal para as corridas em trilhas. Os calçados planejados para Trail Run possuem cravos mais salientes no solado, que garantem maior tração ao solo e estabilidade. Além disso, a espuma usada nesses tênis tende a ser mais rígida, para que o retorno das passadas seja mais rápido e o desgaste do corpo seja menor. Outro detalhe extremamente importante é o reforço na região da biqueira, que protege os dedos dos galhos, pedras e raízes do caminho. Confira aqui todos os nossos tênis pensados para corridas em trilhas.

trail_run3
Os calçados planejados para Trail Run possuem cravos mais salientes no solado, que garantem maior tração ao solo e estabilidade. – Foto: Greg Mionske
  1. Alterne treinos na trilha e na cidade

Quem quer chegar à perfeição precisa praticar muito. Assim, para evoluir na capacidade técnica e no rendimento nas trilhas é imprescindível dedicar, pelo menos, dois treinos semanais às corridas na montanha. Se você mora na cidade, corra duas vezes por semana no asfalto ou na academia e outras duas vezes em uma montanha ou até mesmo em um parque urbano que tenha uma área de trilha um pouco mais técnica, mesmo que seja um percurso menor. Esses treinos vão te deixar melhor preparado fisicamente e a se familiarizar com os obstáculos e desafios que as trilhas proporcionar.

  1. Faça um reforço muscular

Nós já falamos bastante aqui sobre os obstáculos que as trilhas oferecem aos corredores. São justamente nessas situações que o bom preparo físico é exigido. Mais do que aguentar correr longas distâncias, é preciso trabalhar o reforço muscular para evitar lesões quando estímulos diferentes forem exigidos. Musculação, pilates e treinamentos funcionais são ótimas opções para trabalhar os músculos de todo o corpo e garantir mais segurança nas passadas na trilha.

treino_funcional
Fazer reforço muscular ajuda a evitar uma série de lesões. – Foto: Greg Mionske
  1. Nunca esqueça de levar alimentos e água

No meio da trilha é muito mais difícil encontrar um posto de abastecimento. Até mesmo durante as provas, os postos costumam ser bem distantes uns dos outros. Assim, tenha sempre um equipamento apropriado para a hidratação e reservas de alimentos práticos que podem ser consumidos no caminho. Esses detalhes podem definir o sucesso ou o fracasso de uma corrida na montanha.

  1. Equipe-se

Algumas roupas e acessórios essenciais para as corridas de montanha são: mochila de hidratação, óculos de sol, viseira ou boné, bastões, corta vento, jaqueta impermeável, tênis para corridas em trilha, roupas leves e de secagem rápida etc.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.