Destinos Dicas Inspiração

Quando saímos do Brasil no nosso motorhome no início de 2022 para chegar até o Alasca, o extremo norte das Américas parecia algo muito distante e que víamos muito como um marco. Nossas expectativas sobre o Alaska estavam muito mais relacionadas com um marco pessoal do que qualquer outra coisa.

Até chegarmos nesse lugar incrível!!

Um lugar “simples”, bruto, de temperaturas extremas e paisagens de tirar o fôlego. De abundância de salmão nadando contra a correnteza e saltando cachoeiras, de ursos que intimidam e ao mesmo tempo se mostram vulneráveis.

Um lugar de geleiras, de clima imprevisível e que precisa ser explorado para ser compreendido.

Por isso, nesse texto, vamos compartilhar com vocês 3 experiências incríveis que vivemos no Alasca!

 

Ver ursos no Katmai National Park

A experiência mais surreal que vivemos no Alasca, e talvez nas nossas vidas, foi ver ursos pegando salmão em um parque chamado Katmai.

Katmai não é um lugar de tão fácil acesso: para chegar lá, a forma mais simples é pegar um voo comercial até King Salmão e depois seguir de barco ou hidroavião até Katmai; ou aidna, pegar um hidroavião de Homer, que foi o que fizemos. O voo por si só já foi incrível. Vista de vulcões, lagos e montanhas. Nossa parada no parque foi em um lugar conhecido como Brooks Camp.

Chegando no Brooks Camp você tem a possibilidade de hospedar-se por lá mesmo. São acomodações em quartos individuais, duplos e dormitórios compartilhados. É possível também, acampar no camping do parque, que é protegido com cercas elétricas para evitar que os ursos se aproximem das barracas.

Essas duas opções de hospedagem são super concorridas e, como não conseguimos vaga em nenhuma das duas, recorremos a um plano B: acampar no limite da área do parque.

Passamos quatro dias explorando esse lugar incrível. Levamos nossa Barraca Stormbreak que pegou chuva quase todas as noites e aguentou firme!

O ponto alto de Katmai é uma cachoeira chamada Brooks Falls, onde os ursos durante o verão aproveitam para ganhar as calorias que precisam para hibernar no inverno. Andar pela trilha de 2km para chegar até Brooks Falls é toda uma experiência que demanda atenção: tem ursos por todo o lado. Mesmo!

A rica abundância de salmões em sua corrida pela reprodução, atrai ursos pardos na busca por alimentos. O resultado disso é a cena clássica dos ursos pegando salmão no ar. E a título de curiosidade, o valor nutricional de 2,27 kg de salmão é algo em torno de 4500 calorias, o equivalente a NOVE cheeseburgers, sendo que um urso adulto pode comer até 40,8kg de salmão por dia!

A convivência tão próxima a esses animais no seu habitat, só é possível em Katmai por conta das medidas de segurança adotadas pelo parque. Entre elas, seres humanos não podem transitar com comida por ali. Existem áreas designadas para fazer as refeições. Além disso, eles trabalham com base na previsibilidade: quando você chega no parque, tem que participar do que eles chamam de “escola de urso” para saber como se portar nos encontros com os animais. Isso evita que os animais se estressem e reajam de uma maneira inesperada.

Essa, sem dúvidas, foi a melhor experiência que vivemos no Alasca! Mas a nossa lista não para por aqui.

 

Caiaque no Bear Glacier

Outra experiência surreal que vivemos no Alasca foi andar de caiaque em meio a icebergs gigantescos.

Tudo começou em uma pequena e charmosa cidade chamada Seward, onde fica o conhecido Kenai Fjords National Park. Aliás, se você tiver um tempo na cidade, vale muito a pena fazer a trilha para ver o Exit Glacier. Em 2010, o Exit Glacier tinha cerca de 800 metros de largura e mais de 1,6 quilômetros de extensão, mas com as mudanças climáticas, o glaciar vem mudando de tamanho e encolhendo com o passar do tempo.

Pegamos um barco cedinho partindo de Seward em direção ao Bear Glacier. De Seward até lá foram aproximadamente 40 minutos. Chegando no canal que dá acesso à lagoa, que fica em frente ao glaciar, tivemos que desembarcar, já que pela quantidade de icebergs, seria inviável o barco ir adiante.

Com nosso caiaque inflável e, mais uma vez, a nossa Stormbreak, começamos a explorar a região. Remar em meio a essa paisagem, próximo, mas mantendo uma distância de segurança, dessas formas de gelo gigantescas e intimidadoras foi inesquecível.

Remamos por 5,8 km, o mais próximo que conseguimos do paredão do imponente Bear Glacier. Em determinado momento, tivemos que parar por conta da quantidade de icebergs e do perigo do gelo se desprender do glaciar.

 

Aproveitamos o fim de tarde frio para se aquecer do lado da fogueira e passamos uma noite tranquila acampados no lago.

Mergulho em uma piscina de glaciar

A terceira experiência, foi encarar um mergulho em uma piscina natural no meio de um glaciar.

Tudo começou quando pegamos a estrada em Anchorage, em direção ao Parque Nacional Wrangell-St. Elias. As paisagens da estrada são incríveis e acho que o Alasca é um dos poucos lugares do mundo que você consegue ver glaciares por todos os lugares. Como é o caso do Matanuska Glacier, um glaciar de mais de 40 km de comprimento que vimos a partir da estrada nesse trajeto.

Chegando em Wrangell-St. Elias, nossa primeira parada foi em Kennecott, uma cidade abandonada, onde começamos nossa trilha em busca de uma piscina no glaciar. Antes, vale esclarecer que você não consegue chegar de carro até Kennecott. Por isso, a partir de McCarthy, opte por caminhar aproximadamente 5 km até Kennecott e pegar um transporte (quando fomos o valor era de USD 5 o trecho), ou ir de bicicleta.

Como levamos uma bicicleta elétrica no motorhome, fizemos esse trajeto de bicicleta.

Chegando em Kennecott ficamos impressionados com a história do local: Uma cidade fantasma que já havia sido uma próspera comunidade de mineração de cobre dos anos 1900. Como ainda tínhamos uma longa aventura pela frente, não nos estendemos muito na região, e de lá seguimos a trilha em direção ao Root Glacier. De Kennecott até glaciar foram 3km de caminhada.

Seguimos nossa caminha agora por uma geleira com o uso de crampons. No total, deu pouco mais de 6km de trilha para chegar até a piscina.

Pulamos um de cada vez! Logo que saímos da água pensamos: “nunca mais vamos fazer isso”, mas depois que nos secamos e colocamos o casaco, já estávamos prontos para a próxima.

 

Check list de trilha com pernoite

Ja que duas dessas três experiências incríveis que vivemos no Alasca tiveram trilha com pernoite, decidimos compartilhar um check list para te ajudar em sua próxima aventura!

Lembrando que o cupom VANLIFE10 garante 10% de desconto nas lojas físicas ou site da The North Face.

Para acampar:

Cozinha:

  • Botijão de gás
  • Fogareiro
  • Talheres + prato/bowl
  • Isqueiro/fósforo
  • Panela
  • Xícara
  • Produto para deixar a água segura para consumo (ex: Clorin)

Higiene pessoal

  • Itens de higiene pessoal (escova de dente, protetor solar, repelente, escova de cabelo, elástico para cabelo, etc)
  • Papel higiênico
  • Lenço umedecido
  • Shi ttube ou outro recipiente para levar seu número 2 de volta!

Outros

Roupas (pensando que você vai encarar frio)

Se surgir qualquer dúvida sobre essas aventuras, é só mandar uma mensagem  no @GetOutsideBr que vamos ficar felizes em ajudar.

 

Até a próxima!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.