Inspiração

A principal missão de Karina é realizar mais um sonho e conquistar o cume da maior e mais respeitada montanha do mundo, o Everest.

Tudo porque em 2010 Karina foi contratada para ser a médica da equipe de “Dick” Bass, o primeiro ser humano a escalar as 7 maiores montanhas do mundo, os “7 Summits”.
Dick decidiu que naquele ano voltaria ao Himalaia com sua família e amigos, para comemorar os 25 anos da conquista dos 7 Summits.

Ao final da expedição, Dick presenteou Karina com o livro de sua autoria, “7 Summits”. Nele Dick fez uma linda dedicatória que inspirou Karina a iniciar uma busca para vivenciar essa mágica experiência e assim ser a primeira brasileira a escalar as 7 maiores montanhas do mundo.

E em retribuição a população que sempre à acolheu e aos sherpas que trabalham duro em prol dos sonhos de pessoas do mundo todo, Karina vai financiar um ano escolar para 10 garotas nepalesas através da ONG “Room to Read” de John Wood, que constrói escolas nos países mais pobres do mundo.

Até o momento três dos sete maiores picos do mundo conhecidos como “Seven Summits” já foram conquistados por Karina:

–       Aconcagua

–       Kilimanjaro

–       Elbrus

E, já no processo de aclimatação por lá, que venha o Everest então!

Por Karina Oliani:

Tudo pronto!

Bandeira da expedição, casacos, lanternas, botas, cranpons, piquetas, mosquetões, todos os equipamentos estão nas malas pra viajarem por nove dias com os Yaks de Kathmandu ate o Acampamento Base.


Pemba, o Sherpa que ira escalar com Karina fez o procedimento padrão (antes de expedições de grande porte) e checou item por item, desde equipamentos ate as roupas da escalada, já que nessas situações extremas sua vida pode depender de estar ou não bem equipado.

O Down Suit (macacão de pena de ganso) que Karina vai usar no dia de cume e amarelo e foi feito para suportar temperaturas de ate -50oC. Ele e feito da pena do peito do ganso, o melhor material que existe atualmente para o frio extremo.


Karina e Pemba fizeram um planejamento do itinerário que pretendem seguir. Esse “calendário de aclimatação” pode ser alterado varias vezes por motivos climáticos e pelas condições físicas dos integrantes do grupo.


“-” Mas esse e um dos principais motivos pelo qual quis escalar essa montanha com uma equipe compacta: Eu, o cameraman e nossos dois sherpas. Grandes grupos para grandes expedições diminuem demais as estatísticas de sucesso”, comenta Karina que em 2010 esteve por mais de 100 dias trabalhando como medica de expedições no Everest.

Karina também teve a honra de receber Elisabeth Hawley. Essa senhora de 80 anos e uma lenda na historia das expedições de escalada no Nepal. Em 1958 deixou os EUA e passou a viver em Kathmandu onde dedicou sua vida a entrevistar escaladores e criar o maior banco de dados da historia sobre o montanhismo no Himalaia.

___________
Enquanto Karina, como a líder da expedição se preocupa com detalhes importantes e decisivos para o planejamento da expedição ser o melhor possível, Scott usa toda sua experiência e se dedica a captar as melhores imagens pelos melhores ângulos, o que já o garantiu algumas indicações a prêmios mundiais de cinema como o “Emmy winning adventure and natural history director of photography”.