O Brasil é extenso e existem trilhas e aventuras para todos os tipos e gostos. Algumas delas, inclusive, estão pertinho das grandes cidades e muitas vezes acabam passando despercebidas pelos próprios moradores locais. O Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade de São Paulo, é um desses exemplos e uma ótima opção para quem está em busca de aventura na cidade.
Localizado na região noroeste da capital paulista, o seu cume está a 1.135 metros de altitude e, além de ser um mirante incrível da metrópole, é também uma reserva importante de Mata Atlântica. A Trilha do Pai Zé, que leva ao topo do Pico do Jaraguá, é excelente para quem está começando e a altimetria torna o local perfeito para os treinos de trail running e para preparações para trilhas mais longas.
De acordo com o Governo de São Paulo, o Pico do Jaraguá abriga uma área de 492 hectares de mata preservada, por isso, é tão importante cuidar deste, que é um dos últimos remanescentes na região metropolitana. Por estar tão perto da “cidade”, este é o destino perfeito para quem está em busca de uma aventura rápida para curtir no final de semana.
É possível chegar ao cume do Pico do Jaraguá por uma estrada asfaltada, muito usada por ciclistas para treinos de resistência, e também pela famosa Trilha do Pai Zé. O nível de dificuldade é baixo. Apesar de ter muita subida, não é um percurso técnico e a rota completa, ida e volta, tem 3,6 km de extensão. Por causa disso, e pela boa estrutura e sinalização da trilha, ela é acessível e indicada inclusive para ser feita com crianças.
Para chegar ao cume do Pico do Jaraguá, no famoso ponto onde estão instaladas as antigas antenas de TV, ainda é preciso encarar mais 242 degraus ao fim da trilha. O esforço vale a pena e é recompensado por uma vista incrível da cidade de São Paulo.