Acampar com o seu cachorro pode ser uma experiência incrível para vocês dois. Vivenciar a liberdade, os cheiros e poder dormir ao som da natureza é algo único e que, certamente, fará o seu amigo de quatro patas muito mais feliz. No entanto, antes de pegar a barraca, a mochila e sair para a trilha, é preciso estar bem preparado e equipado.
Veja algumas dicas do que fazer para ser bem-sucedido em seu primeiro camping com seu pet:
- Escolha um lugar que permita a entrada de cães
Nem todos os parques, praias ou campings permitem a entrada de cães em sua área. Portanto, antes de escolher o destino, verifique as regulamentações locais e tenha certeza de que você e seu “doguinho” serão bem-vindos.
- Os cães também precisam se preparar fisicamente
Se o seu camping também inclui uma trilha, vale a pena fazer um treinamento antes com o seu cãozinho. Leve-o para caminhadas um pouco mais longas e talvez até para uma trilha antes de acampar. Assim, além de ir se familiarizando com o ambiente e com as caminhadas em terrenos diferentes, ele já vai ganhando preparo físico para arrasar nas trilhas mais longas.
- Você não vai conseguir viajar tão leve
Para acampar com o seu cãozinho será necessário espaço dentro da barraca. Então, a sua tenda mais leve pode não ter espaço suficiente para todo mundo. Antes de ir, teste se vocês ficarão confortáveis dentro da barraca. Além disso, na mochila tem que ter espaço para as suas roupas, equipamentos e comida para você e para o seu parceiro. Vai ser difícil viajar leve, mas carregar um pouco de peso a mais vai compensar, pode ter certeza.
- Treine o seu amigo
Além de treinar fisicamente, é preciso treinar a obediência do seu cão. Antes de leva-lo para a trilha, tenha certeza de que ele respeita e entende os seus comandos. Isso vai mantê-lo sempre por perto e seguro.
- Proteja as patinhas do seu cão
Alguns terrenos são tão desafiadores que podem acabar machucando as patinhas do seu cão. Por isso, assim como você usa a bota apropriada, verifique se é necessário usar algum tipo de proteção para proteger também o seu cachorro. Isso não é uma regra, então, observe como ele se comporta e se existe algum tipo de desconforto.
- Não deixe rastros seus e nem dele
Assim como acontece com os humanos, os resíduos dos cachorros devem ser retirados em sacos e descartados adequadamente ou enterrados sob o solo fora das trilhas (essa é a melhor opção). Jamais deixe sacolas com resíduos para trás.
- Mantenha a comida fora do alcance
Tanto a sua comida, como a do seu doguinho precisa estar bem protegida e, de preferência, longe do alcance dele. Imagine se ele fareja e, por um momento de falta de atenção sua, o seu cachorro acaba comento os suprimentos de todo o acampamento? Alimento é coisa séria na trilha, então, todo cuidado é pouco!
- Prenda o seu cãozinho durante a noite
É bem provável que o seu cão tenha vontade de desbravar os arredores do acampamento durante a noite. Porém, sem supervisão, ele pode se perder facilmente. Uma solução simples para evitar isso é mantê-lo preso por um grande cabo, que permita que ele explore, mas que esteja por perto e sob controle.
- Atente-se à hidratação
Se a comida é importante na trilha, a água é mais ainda! Fique sempre atento à hidratação do seu cachorrinho. Não espere até que ele demonstre sinais de cansaço para oferecer água, pode ser que ele já esteja desidratado quando comece a mostrar esses “sintomas”.