Dicas

Se você está buscando um novo tipo de experiência na vida para se conectar mais à natureza e aproveitar a vida ao ar livre, uma boa pedida por ser acampar. Passar a noite em uma barraca, ter uma infinidade de estrelas como teto e acordar com o dia amanhecendo na sua janela é o tipo de experiência que todas as pessoas deveriam ter alguma vez na vida, até mesmo para sentir o mundo lá fora em sua forma mais simples e pura.

Você está pronto para se permitir ter essa vivência? Então, se acampar está na sua lista de atividades, fique muito atento às dicas que nós separamos aos novatos, que vão passar a noite em uma barraca pela primeira vez na vida.

  • Comece em um camping

Antes de se aventurar em acampamento selvagem, comece por um camping e, de preferência, algum que tenha uma boa estrutura, principalmente no quesito chuveiro e banheiro. Se você não tem muita experiência no mundo outdoor, tentar se aventurar em uma barraca sem conhecimento e em um local isolado pode ser frustrante e até traumatizante. Como em tudo na vida, comece do mais simples, escolha um bom camping e vá se familiarizando com esse novo mundo. Aos poucos você já dominará as técnicas e equipamentos para alçar voos mais altos.

  • Escolha a barraca certa

Acampar em uma barraca inadequada pode se transformar em um verdadeiro perrengue. Portanto, existem alguns pontos que devem ser observados antes de você escolher a barraca que te acompanhar nessa aventura. O primeiro deles é a quantidade de pessoas e bagagens que serão acomodadas dentro da barraca. Existem modelos que abrigam desde 1 pessoa, até modelos grandes, que podem acomodar confortavelmente uma família inteira. Depois de escolher o tamanho, é preciso atentar-se às características da barraca, pois elas podem ser desenvolvidas para 3 estações (mais usadas no Brasil ou em locais com temperaturas amenas) ou 4 estações, que são modelos mais robustos, feitos para suportas fortes ventos, neve e frio.

Veja mais informações sobre esse assunto aqui.

  • Lembre-se dos itens essenciais

Seja no camping ou em um acampamento selvagem existem alguns itens indispensáveis para garantir o seu conforto e, principalmente, a sua segurança. Além de ter um kit de primeiros socorros, roupas impermeáveis e de aquecimento, alguns outros itens entram nessa lista de essenciais. Para exemplificar, você nunca pode esquecer: um saco estanque ou sacos plásticos do tipo ziploc, o isolante térmico para colocar sob o seu saco de dormir e evitar que o frio do solo passe para você, saco de dormir e lanterna. Esses itens vão com você para qualquer acampamento.

  • Vá com alguém mais experiente

Mesmo que você esteja em um lugar com bastante estrutura, é bem interessante contar com a companhia de alguém que já tenha experiência em acampamento. Ter um amigo por perto que te ensine a montar e desmontar barraca ou que te ajude a escolher um local adequado para montar acampamento vai fazer uma grande diferença na sua experiência. Em todo o caso, se isso não for possível, é bem provável que existam vários outros acampantes ao seu redor, então, não tenha vergonha de perguntar algo ou pedir ajuda. Muitas vezes as pessoas se sentem até mais felizes em colaborar e ajudar a espalhar conhecimento sobre acampamento.

  • Atente-se à previsão do tempo

Acampamento e chuva são duas coisas que não combinam muito. Para quem já tem experiência, algumas técnicas facilitam a dinâmica na barraca. Mas se você é iniciante, evite ao máximo ir acampar em períodos chuvosos. Além de se atentar à previsão do tempo, prefira acampamentos nas estações mais secas. Outono e inverno são as melhores épocas para acampar. É claro que por serem as estações mais frias, também é preciso escolher bem as roupas e saco de dormir. Mas, lidar com a temperatura é muito mais simples do que ter que lidar com a chuva.

Saiba mais:

–> Conheça os 10 itens essenciais em um trekking

–> Saiba como arrumar a sua mochila para uma trilha ou travessia

–> 7 dicas para cuidar da sua barraca


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.