Dicas

Com uma barraca é possível ir a praticamente qualquer lugar do mundo. Para não passar perrengue e ter o seu equipamento em perfeitas condições por muito mais tempo é preciso tomar alguns cuidados. Nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a sua barraca sempre pronta para a próxima aventura.

  1. Na hora de montar

Tenha cuidado na hora de escolher o local para montar a sua barraca. Algumas superfícies muito ásperas ou com pedras e galhos podem comprometer aos poucos o piso da sua barraca, além de ser extremamente desconfortável para dormir. Procure sempre superfícies pouco abrasivas. Como isso nem sempre é possível, uma opção é usar um plástico grosso ou lona por baixo da barraca. Se este for o seu caso, lembre-se apenas que o ideal é que o plástico não ultrapasse a área da barraca, para evitar o acúmulo de água em caso de chuva.

  1. Evite deixar a barraca exposta ao sol por muito tempo

Se você vai passar alguns ou muitos dias acampado no mesmo lugar, tente montar a sua barraca em um espaço com sombra para evitar que ela fique exposta ao sol direto e ao calor por um período longo. Se isso não for possível, o melhor é desmontar a barraca durante o dia e tornar a montá-la à noite, pelo menos, durante alguns dias. Isso vai evitar que o nylon resseque e se deteriore com o tempo.

  1. Durante o uso

Tenha cuidado com itens cortantes dentro da barraca. Também atente-se à disposição das bagagens e dos calçados. Evite que as malas fiquem apoiadas nas varetas e, sempre que possível, deixe os calçados para fora da barraca. Além de carregarem muita sujeira, os calçados também ajudam a desgastar os materiais internos das barracas.

  1. Trate os zíperes com cuidado

Ao abrir e fechar as portas e janelas de sua barraca tenha cuidado para evitar que o zíper enrosque em qualquer parte do tecido ou em itens da sua bagagem. Caso isso aconteça, evite força-lo para retirar. Tente soltar com bastante cuidado e, se necessário, apele para algum lubrificante. Também mantenha-os sempre limpos, pois pequenos resíduos como um simples grão de areia já é suficiente para que o mecanismo comece a emperrar. A limpeza ainda evita que o metal oxide.

  1. Nunca guarde a sua barraca suja ou úmida

Esse é um dos cuidados mais importantes a se tomar para prolongar a vida útil da sua barraca. Antes de desmontar acampamento, tenha certeza de que a barraca está limpa. Além de retirar os resíduos secos, terra, areia e grama, use uma esponja ou pano úmido para limpar melhor toda a sujeira grudada no nylon da sua barraca. Todas as partes devem ser limpas, desde o piso até o sobreteto. Na hora de guardar tenha certeza de que tudo secou adequadamente. Só depois disso comece a dobrar.

Foto: Ian Momsen.
  1. Cuidando das varetas e espeques

As varetas e espeques também precisam de cuidado. Use um pano úmido para retirar toda a sujeira que possa ter ficado grudada nessas estruturas. Para as varetas é possível usar também lubrificantes nas pontas, que são feitas em metal, para que elas fiquem hidratadas e protegidas da oxidação quando estiverem guardadas. Um detalhe importante é que o ideal é que os espeques sejam guardados em um estojo reforçado ou separado da barraca, para não comprometer nenhuma estrutura devido às pontas mais afiadas.

  1. Guardando a barraca

Depois de limpar e secar a barraca, chegou a hora de guardar. Dobre a sua tenda adequadamente, mas evite dobrar sobre as marcas antigas. Com o tempo, essas marcas vão virando desgastes e isso pode danificar o nylon aos poucos. Além disso, para deixar guardada por mais tempo, o ideal é manter a barraca em um saco maior do que o original, de transporte. A mesma dica de aplica aos sacos de dormir. Lembre-se de mantê-la em local seco e arejado para evitar mofos e, se possível, abra-a para respirar, no mínimo, a cada dois meses.

Saiba mais:

–> Saiba como lavar na máquina a sua jaqueta de pluma de ganso

–> 6 itens básicos que todo aventureiro precisa saber sobre sacos de dormir

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.