Dicas Esportes

Manter uma atividade física regular é muito mais uma questão de hábito do que de força de vontade propriamente dita. O Dr. Dráuzio Varella, que há anos é corredor de maratonas, é o exemplo vivo disso. Em um de seus vídeos com dicas de saúde, ele fala sobre a relação entre os seres e as atividades físicas. No vídeo (assista aqui), o médico compara os hábitos dos animais para explicar a “preguiça” que os seres humanos têm. Segundo ele, a prática de um esporte não é algo natural, então, se ficarmos esperando o dia em que simplesmente acordaremos com vontade de correr, pode ser que nunca aconteça. O normal para os animais (inclusive os racionais) é poupar energia e não o contrário. Assim, sendo, manter uma atividade física constante é algo que exige esforço e uma série de hábitos.

Nós separamos algumas sugestões que podem ser úteis no seu dia a dia, principalmente se você ainda não tem uma rotina que inclua algum esporte. Nunca é tarde para começar a se movimentar e os benefícios são incontáveis e para a vida toda. Então, não fique esperando a vontade chegar, ao invés disso, crie estratégias para não se sabotar.

  • Comece cedo

Colocar a atividade física logo no início do seu dia vai lhe trazer uma série de benefícios. Além de ajudar a melhorar a criatividade e te deixar mais disposto em outros afazeres, começar cedo vai te deixar menos propenso a desistir. Se você coloca a atividade física como uma das últimas coisas do seu dia, qualquer imprevisto, cansaço ou compromissos diferentes podem acabar te impedindo de realizar o plano que você havia idealizado. Essa também é a solução mais eficiente para quem tem pouco tempo livre e não consegue encaixar essa atividade no restante do dia. Acordar um pouco mais cedo vai te fazer ganhar algumas horas ou minutos ativos no dia.

  • Atente-se à sua alimentação

Comer alimentos saudáveis vai te ajudar em todas as áreas da saúde e também lhe garantirá mais energia para praticar uma atividade esportiva. É claro que o ideal é sempre contar com o aporte de um nutricionista, principalmente, se você começar a aumentar a intensidade das atividades físicas. Consumir os alimentos corretos, nas quantidades e momentos certos, vai fazer uma diferença enorme no seu desempenho. Mas, se você está começando, trocar os alimentos industrializados por comida de verdade, beber bastante água e consumir vegetais já é um ótimo primeiro passo nessa jornada de mudança de hábito.

  • Estabeleça algumas metas

Você não precisa se inscrever em nenhuma competição, mas um bom jeito de se manter motivado é estabelecendo metas pessoais. Além de te incentivar a alcançar um objetivo, traçar metas é um ótimo jeito de mensurar a evolução. Lembre-se que isso acontece um passo de cada vez, seja qual for a atividade física que você escolher. Desde a prática de yoga, até uma travessia ou maratona, a evolução acontece gradativamente e poder mensurar isso vai te deixar cada vez mais motivado a ir mais longe.

  • Não desista no primeiro obstáculo

Como todo novo hábito, iniciar uma atividade física vai ser difícil e em vários momentos você vai querer desistir, seja por preguiça, pelo clima, pelas dores no corpo. Isso é normal e acontece com todas as pessoas, em qualquer atividade. Mas, quando os obstáculos aparecerem, não desista. A sensação de dever cumprido e principalmente a liberação de hormônios de felicidade que o esporte proporciona vão te deixar muito mais satisfeito consigo mesmo e muito mais fortes. Vencer os desafios relacionados ao hábito de se movimentar vai te deixar mais confiante até mesmo em outras áreas da sua vida. Portanto, quando aparecer uma dificuldade, lembre-se de como será gratificante poder olhar para trás e ter a certeza de que você se manteve firme no propósito maior.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.