Dicas Produtos e Equipamentos

Estar em contato com a natureza é essencial para a saúde de qualquer pessoal. Mas, para quem é movido a aventuras, poder sair para fazer uma trilha ou acampar é, literalmente, vital. Para não passar nenhum perrengue é sempre importante estar atento aos equipamentos, calçados e roupas usados durante a atividade. Nós já falamos aqui sobre os itens essenciais para a sua segurança em uma trilha. Mas, um outro assunto tão importante quanto isso é o que acontece após a aventura. Para que todos esses equipos fiquem bem conservados e possam ser usados durante muito tempo, existem alguns cuidados imprescindíveis que devem ser tomados.

Nós listamos uma sequência de cuidados que você deve ter assim que voltar da sua aventura. Confira:

1. Coloque tudo para secar

Por mais que durante a sua aventura não tenha chovido, é sempre importante deixar os equipamentos secando antes de guardá-los no armário. Essa dica vale principalmente para as barracas, sacos de dormir e também para as jaquetas de aquecimento, por exemplo. Esses itens não precisam ser lavados a todo o tempo, a não ser que estejam realmente sujos. Então, assim que chegar em casa, coloque tudo para “respirar” e secar. Se puder, monte a sua barraca, abra o saco de dormir e pendure a jaqueta em um local arejado. Deixe-os assim até que estejam 100% secos e, aí então, possam ser guardados com segurança. Mesmo sem chuva, o suor, a umidade do ar e o sereno da noite já são mais do que suficientes para deixar os equipamentos molhados. Se eles ficarem assim por muito tempo podem ser seriamente comprometidos e até perderem a capacidade de cumprirem as suas funções principais.

2. Limpe bem antes de guardar

Agora que você já abriu os seus equipos para tomarem um ar, poderá visualizar melhor quais deles estão sujos e precisam de uma limpeza antes de irem para o armário. Essa dica é especialmente importante para barracas, botas e jaquetas impermeáveis. Nós também já falamos aqui sobre os problemas que esses resíduos acumulados nos equipamentos, roupas e calçados pode gerar. As barracas podem ser higienizadas com um pano úmido, enquanto as botas e jaquetas podem ser lavadas em água corrente, com sabonete neutro. Por mais estranho que possa parecer, as jaquetas impermeáveis precisam ser lavadas, sim. Como a membrana impermeável é feita em poliuretano, qualquer resíduo de suor ou produtos químicos pode comprometer a estrutura deste material. Em longo prazo, isso pode causar “rachaduras” irreparáveis na membrana impermeável.

Saiba como cuidar:

Das suas barracas

Das suas botas

Das suas jaquetas impermeáveis

3. Guarde do jeito certo

Você provavelmente já sabe que o ideal é guardar roupas e equipamentos em um local seco e arejado. Mas, você sabia que o saco de dormir não deve ser guardado dentro daquele saco de transporte? Ou que a jaqueta que cabe no bolso também não deve ficar assim no armário? Em ambos os casos é essencial que os produtos sejam armazenados abertos. Para sacos de dormir e jaquetas de aquecimento isso é importante para que as plumas ou sistema sintético recebam ar e não percam à forma devido à compressão constante. As jaquetas impermeáveis também podem ser guardadas em um cabide, afinal, quando ficam dobradas por muito tempo, é possível que a marca constante da dobra no mesmo lugar também comprometa a qualidade da membrana impermeável.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.