Um dos atrativos naturais mais surpreendentes do Rio de Janeiro, está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e carrega muita história.
Conquistado em 1912, por José Texeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira, o Dedo de Deus e seus 1600 metros de altitude, marcam o início do montanhismo no Brasil.
Hoje em dia, a rota feita pelo quinteto é utilizada, principalmente, para a descida do cume, através da prática de rapel. Já a via mais frequentada, fica a Leste Maria Cebola. Diversificada, possui diversos estilos de escalada, como fendas, chaminés, diedros e aderência.
Importante ressaltar que seja qual for a via escolhida, o Dedo de Deus não é uma montanha para iniciantes. A trilha íngreme, possui trechos de escalada em cabo de aço e várias partes vertiginosas até chegar na base. De lá, são mais 07 cordadas (divisões de uma via, possuem cerca de 30m em cada seção) e 240m de escalada até o cume.
O percurso que pode levar de 12 a 24 horas, deve ser iniciado durante a madrugada, mantendo uma margem de tempo para eventuais imprevistos.
DICAS
- Preencha o termo do parque antes de escalar qualquer montanha na Serra dos Órgãos.
- Treine, independente do grau que você escala, será um dia longo de exercícios.
- Se precisar, contrate um guia de escalada.
EQUIPAMENTOS:
- Corda dinâmica de 60m.
- 8 costuras longas.
- 2 paradas completas.
- 1 jogo de Camalots do #.5 ao #4.
- Joelheiras para chaminés.
- Luvas para o trecho de cabo de aço.