Nem sempre as dúvidas ou críticas vêm de fora. Muitas vezes, somos nós mesmos que questionamos as nossas habilidades e capacidade. Isso acontece com frequência com pessoas comuns, mas também é algo constante na mente dos grandes atletas, por mais vencedores que eles sejam.
Fernanda Maciel é um fenômeno das corridas de montanha. Ela já superou recordes mundiais, venceu provas em diversas partes do mundo e tem no currículo feitos incríveis como subir e descer correndo o Monte Aconcagua (6.962m) em apenas 22h52 e fazer o mesmo no Kilimanjaro, com seus 5.895 de altitude, em apenas 10h06. E, mesmo assim, ela ainda tem que lidar com as próprias inseguranças.
No segundo post da série #ElasFazemHistória nós conversamos com a Fernandinha Maciel para entender como esses questionamentos internos a ajudam a se superar a cada dia.
Logo de cara, ela já deixou claro que as inseguranças não vêm de fora. “Não me lembro de alguém desacreditar em mim. Eu mesma já tive alguma dúvida e algum medo quanto ao meu potencial. Geralmente estas situações acontecem quando nos lesionamos ou temos algum problema emocional vindo de algum problema externo”, explicou a corredora. Ao contrário do que possa parecer, isso não é algo negativo. Para Fernandinha, esses momentos são sempre positivos e contribuem para a sua evolução pessoal e, principalmente, como atleta.
“No meu ponto de vista é sempre positivo quando alguma situação de dúvida sobre nosso poder aparece, é ótimo, assim sabemos que temos que treinar mais este lado fraco e quando ‘treinamos’ isso, ficamos mil vezes mais fortes e com a mente super clara”, comentou. O segredo de Fernandinha para transformar a adversidade em força está na terapia e na meditação. Segundo ela, essas duas práticas a ajudam a se conhecer melhor e a trabalhar a inteligência emocional para seguir crescendo como pessoa e como atleta.
E você? Como lida com as suas próprias inseguranças?
Os equipamentos preferidos de Fernandinha
Sendo uma das principais ultramaratonistas do mundo, Fernandinha está sempre viajando e correndo, seja nas montanhas perto de onde mora na Espanha ou em locais inóspitos e extremos. Para manter a performance e aproveitar o melhor da natureza, ela conta com as melhores roupas e equipamentos.
Os preferidos dela são: