Inspiração

Ela já alcançou o topo do mundo duas vezes. Mas, o caminho até o cume do Everest teve outros desafios além do ar rarefeito. Durante toda a sua vida, Karina Oliani correu atrás de seus sonhos e lutou muito para provar a todos que ela era capaz de transformá-los em realidade. Quem pensa que o caminho foi fácil está muito enganado!

No terceiro post da série #ElasFazemHistória nós conversamos com esta médica, que tem a aventura correndo nas veias, para entender quais foram as dificuldades e como as situações adversas a fizeram acreditar ainda mais em seu próprio potencial.

Vejam só o que ela contou pra gente:

The North Face: Você se lembra de alguma situação em que alguém desacreditou de você?

Karina Oliani: Realmente me lembro de várias. Eu levei pelo menos 3 anos para conseguir fazer uma marca acreditar que eu conseguiria levar a bandeira deles pro topo do mundo. Antes disso, escutei todo tipo de preconceito e besteira. Em um dos treinamentos de elite de exército que eu fiz, e não vou mencionar em qual, também ouvi que eu não duraria nem 24 horas. E eu terminei, enquanto o marmanjo que disse isso desistiu na 1ª semana e eu o assisti “tocar o sino”. Quando eu e uma amiga chegamos na Plaza de Mulas, pra escalar o Aconcagua, descobrimos que uns caras apostaram quantos dias cada uma de nós levaríamos pra ir pra casa…

Foto: Karina Oliani/Arquivo Pessoal
Foto: Karina Oliani/Arquivo Pessoal

The North Face: Como você superou isso?

Karina Oliani: Eu me divirto com isso, na verdade. Levo no bom humor.

Se não fosse assim, sofreria demais. Tenho muitas pessoas interesseiras na minha vida, que só chegam perto na hora de pedir e de se promover. Depois desaparecem e ainda tentam copiar minhas ideias. Mas, eu simplesmente me afasto dessas pessoas assim que as reconheço e continuo “escalando”. Amo o que eu faço demais e isso me diferencia naturalmente. Não preciso ficar nesse “RAT RACE”, como Bob dizia.

The North Face: Esta situação te influenciou de alguma forma?

Karina Oliani: Eu sou uma pessoa mais desconfiada hoje em dia. Perdi aquela inocência, de ajudar todo mundo toda hora. A gente tem que se proteger, né. Tenho poucos amigos, mas os poucos que tenho valem por mil!

Foto: Karina Oliani/Arquivo Pessoal
Foto: Karina Oliani/Arquivo Pessoal

Os equipamentos preferidos de Karina Oliani

Karina é médica, montanhista e praticante de múltiplos esportes. Para aproveitar suas aventuras ao máximo e sempre com segurança, ela precisa das melhores roupas e equipamentos. Saiba quais são os favoritos dela:

Base Camp Duffel: Para quem faz alta montanha, não tem nada mais prático.

Mochila cargueira Terra 50: Uma dessas azul me acompanhou na 1a e na 2a vez que escalei o Everest. Ela é me resistente e tem exatamente os bolsos que preciso pra guardar minhas coisas.

Luva powerstretch: Ela protege minha mão do sol e do frio. E as mãos precisam de tanta proteção quanto o rosto. É incrível o que envelhecemos nas mãos se não cuidarmos delas.

Jaqueta Summit L3: Ela é incrível, me dá o aquecimento que preciso, com zero de peso. Além de ser um conforto só!

Calça APEX STH: É mega versátil e bem confortável pra escalar.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.