Trekking e hiking são dois termos muito usados por aventureiros no mundo inteiro. Mas nem sempre a diferença entre as duas atividades é clara a todos os exploradores. Apesar de terem como base o mesmo princípio, a caminhada na natureza, as duas práticas também tem características próprias bem definidas.
No Brasil o termo mais comum é o trekking. É bastante normal que as pessoas chamem qualquer trilha de trekking. Para que essa prática seja realmente condizente com a programação, é preciso que a aventura seja de longa duração. Em geral, os trekkings duram mais de um dia e é preciso passar a noite em meio à natureza, seja em alojamentos preparados no meio da rota ou em barracas.
O hiking é mais acessível, rápido e não dura mais de um dia. Para exemplificar de forma simples, ele pode ser considerado um bate e volta na trilha. Não é necessário carregar apetrechos de acampamento ou grandes mochilas. Este tipo de aventura é ideal para quem quer aproveitar um dia longe da cidade ou até explorar as trilhas em parques nas regiões metropolitanas.