Notícias

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros,  na região do Alto do Paraíso, em Goiás, é uma reserva natural muito importante, além de um famoso destino para quem busca áreas para praticar o turismo de aventura. No entanto, desde a última semana o parque está fechado para visitação em consequência de um incêndio que já consumiu 31 mil hectares de floresta.

De acordo com as organizações locais, que trabalham no combate às chamas, o fogo teve início na última quarta-feira (18) e se espalhou rapidamente. Apesar dos esforços de 150 homens do Corpo de Bombeiros local e brigadistas do Instituto Chico Mentes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o incêndio segue sem controle.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

As equipes de apoio contam com ações terrestres e um helicóptero e aviões-tanque, que despejam água sobre a floresta. Além dos brigadistas oficiais, voluntários locais têm colaborado no combate às chamas e mobilizado as comunidades para atuarem, seja na ação direta na floresta ou doando recursos e alimentos para quem está trabalhando na missão.

Segundo os especialistas, ainda não se sabe o que originou o incêndio, mas eles informam que a maior parte das queimadas nestas áreas começa devido à ação humana e acaba ganhando proporção em consequência dos fortes ventos e do tempo seco, que espalham as chamas rapidamente, deixando-as fora de controle.

A página “Rede Contra Fogo – Chapada dos Veadeiros” tem usado o Facebook para passar informações sobre a região em tempo real, mobilizar a comunidade e buscar novos voluntários e parceiros dispostos a trabalhar na contenção do fogo e preservação da Chapada.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook