Esportes Notícias

No último domingo (22), a escaladora austríaca Angela Eiter realizou um feito histórico ao ser a primeira mulher do mundo a encadernar uma via de dificuldade 9b (francês), o equivalente ao 12b brasileiro. A via conquistada foi “La Planta de Shiva”, em Villanueva del Rosario, na Espanha.

O anúncio foi feito pela própria atleta em suas redes sociais. Na ocasião, ela descreveu a subida como a realização de um sonho: “Um dos dias mais memoráveis da minha vida. Planta de Shiva 9b. Eu ainda não consigo acreditar. Um sonho que virou realidade”, escreveu a atleta.

Em outro post, Angela agradeceu por todas as mensagens recebidas e explicou como foi a preparação para a conquista. Segundo ela, o resultado foi fruto de muito trabalho desde 2015, com várias visitas e tentativas à Planta de Shiva. Inicialmente ela achava que não conseguiria realizar a via, então focou em outro caminho. Mas, após muito treino físico e de movimentos específicos, ela se sentiu confortável para tentar a 9b e deu certo.

Este não é o primeiro resultado expressivo de Angela. A escaladora já ganhou a Copa do Mundo de Escalada em três ocasiões e foi 4 vezes campeã mundial na categoria de vias guiadas.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.