Notícias

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, está aberto novamente à visitação. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio), a visitação ocorrerá de forma gradual e monitorada.

Diferente do que aconteceu no Parque Nacional de Itatiaia, nem ICMBio e nem a organização responsável pela administração local, a Sociparque, disponibilizaram ainda o protocolo de utilização da unidade, informando sobre possíveis áreas bloqueadas. Até o momento, o que foi divulgado é a limitação da quantidade de pessoas acessando em carros, que devem ser de apenas 50% do total.

A divulgação do ICMBio informa que os visitantes devem ser orientados quanto às restrições e fluxo no parque, para evitar aglomerações e desrespeito às medidas restritivas impostas para o controle do Covid-19.

A portaria publicada no dia 18 de agosto anunciando a reabertura do parque estabelece, no entanto, que o turismo seja feito de forma totalmente monitorada e, preferencialmente, a partir de agendamentos prévios, para facilitar o controle do fluxo e dos espaços visitados dentro da unidade.

Com esta reabertura, o número de unidades de conservação administradas pelo ICMBio e que voltam a  receber visitantes chega a 12. A Chapada dos Veadeiros, considerada Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco, estava fechada para visitação desde o dia 22 de março de 2020.

O rio que corre por dentro das rochas no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros – Brasil.

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.