Notícias

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) anunciou nesta semana a reabertura de três Parques Nacionais que estevam fechados para visitação devido à pandemia do Covid-19. De acordo com o órgão, que administra 334 unidades de conservação espalhadas pelo Brasil, os parques que voltam a receber turistas são: Iguaçu (Paraná), Aparados da Serra e Serra Geral (Rio Grande do Sul).

Foto: Guilherme Madaleno/Unsplash

A medida foi anunciada em portaria oficial na última terça-feira (9) e converge com as políticas adotadas estadualmente na região sul do Brasil que tem adotado a flexibilizaçã na quarentena a começa a reabrir comércios e também parques municipais e estaduais.

De acordo com o ICMBio, as unidades que voltam a operar devem respeitar uma série de regras estabelecidas pelo órgão, com base nas precauções determinadas pela Organização Mundial da Saúde. Entre as normas está a limitação de visitantes, que não pode ultrapassar 40% da capacidade normal do parque, obrigatoriedade no uso de máscaras por turistas e funcionários, disponibilização de álcool para higienização das mãos em diversas áreas do parque e também nos veículos usados para transportar os visitantes, respeitar e possibilitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre os turistas e também funcionários, entre uma série de outras regras para higienização dos espaços públicos e de convivência.

Foto: William Meier/Unsplash

Em março deste ano o governo anunciou o fechamento dos parques nacionais em todas as regiões do Brasil com o objetivo de conter a transmissão do vírus e evitar o deslocamento de turistas provenientes de áreas mais afetadas para comunidades afastadas. Mesmo com estados da região centro-oeste e sudeste adotando medidas menos rígidas para o isolamento social e reabrindo parques estaduais e municipais, até o momento o ICMBio não informa data prevista para a reabertura de outras unidades federais de conservação.

Quer aproveitar um desconto especial em nosso site? Use o código: BLOG15 e garanta 15% OFF em sua próxima compra.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.