São Paulo não é só asfalto, não! A maior metrópole do Brasil também tem muitas opções para quem quer curtir a natureza, sem ter que ir muito longe. Por isso, nós separamos a dica de 4 cachoeiras próximas a São Paulo que são ótimas opções para quem quer curtir o calor e dar uma desligada da correria da cidade grande.
- Cachoeira da Usina
Localizada no extremo sul da capital, na região de Parelheiros, esta é uma das cachoeiras mais bonitas de São Paulo. Para chegar até a água, no entanto, é preciso encarar uma trilha de 9km. Mas, não desanime, porque este roteiro, que inclui passagem pelos trilhos do trem, muitas árvores e pequenas piscinas naturais é um espetáculo à parte.
- Cachoeira dos Grampos
Esta cachoeira também é conhecida como cachoeira do Rio Vermelho. Ela está localizada em Paranapiacaba, a pouco mais de 50 km do centro da cidade de São Paulo, e tem mais de 60 metros de altura. A vantagem deste destino é que a trilha que leva até a cachoeira dos Grampos é a mesma que leva à cachoeira da Fumaça. Portanto, são, pelo menos, duas opções de aventura em uma só.
- Cachoeira do Engordador
Esta cachoeira tem uma queda pequena, são apenas cinco metros de altura, mas o diferencial da Cachoeira do Engordados é a sua proximidade com a área metropolitana e a facilidade de acesso. Ela está localizada na Zona Norte de São Paulo, dentro do Parque Nacional da Cantareira. O acesso a ela depende de uma trilha leve de 3km.
- Cachoeira do Funil
Esta cachoeira está fora da capital, mas ainda assim é bem próxima à área metropolitana. Localizada entre o município de Embu-Guaçu e Itanhaém, para chegar até ela é preciso encarar uma trilha longa, de três horas, cujo acesso é feito pelo KM 58 da Rodovia José Simões Louro Junior – SP 214. Como o caminho é cheio de bifurcações, o ideal é ir acompanhado de um guia.