Inspiração

Chegar aos 30 anos de idade pode ser um período decisivo na vida de muitas pessoas. Alguns entram em crise por não estarem totalmente satisfeitos com os rumos que a vida toma, outros ainda têm sonhos que parecem muito distantes e pensam que talvez estejam velhos ou jovens demais para realiza-los. Mas, Alex Honnold, no auge de seus 34 anos, já se tornou o maior escalador da história e ainda tem muito mais a viver e conquistar. Essas crises devem ter passado bem longe desse monstro do esporte.

A vida de Alex sempre foi marcada pela simplicidade e pelo isolamento. Desde a morte de seu pai, quando decidiu largar a faculdade e viver em um carro, Alex tem se dedicado, literalmente, de corpo e alma à escalada. A maior parte do tempo ele passou sozinho, se dividindo entre um carro, sua bicicleta, uma van e muitas rochas e vias de escalada. Isso é basicamente o que ele precisa para viver, sem luxos ou frescuras, apenas pelo prazer de estar “livre”.

Mesmo sendo uma pessoa extremamente reservada, esse escalador acabou ganhando o mundo. Seu currículo conta com diversas primeiras escaladas e conquistas que ninguém nunca tinha chegado perto de ter e dificilmente serão repetidas. O feito que o colocou nos holofotes do mundo, inclusive para o público que não tem contato com o esporte, foi a escalada em formato “free solo”, ou seja, sem o uso de equipamentos de segurança, do El Capitan, uma das rochas mais famosas de Yosemite. A ascensão, realizada em 2017, foi fruto de anos de trabalho, estudo e treinamento e todo o processo foi registrado pelas lentes de Jimmy Chin, virando o documentário “Free Solo”, vencedor do Oscar em 2019.  

Para se entender a grandiosidade desta escalada é necessário lembrar que El Capitan conta com 914 metros de altura. Alex subiu tudo isso sem usar nenhuma corda ou equipamento de segurança, finalizando em via em incríveis 3 horas e 52 minutos. Na ocasião, a conquista foi considerada o maior feito da história da escalada. Afinal, até mesmo quem escala o El Capitan usando equipamentos de segurança acaba virando notícia, pela dificuldade da via. Imagine, então, quão preparado e fora de série precisa ser alguém que faz isso em poucas horas e totalmente só.

Alex Honnold ainda soma muitos outros feitos expressivos em sua carreira. É dele também o recorde de ascensão mais rápida do El Capitan, mesmo local em que gravou o filme, com a rocha finalizada em apenas 1:58:07. Outros escaladores de alto nível costumam levar de três a cinco horas para realizarem o mesmo feito. Alex tem uma série de outros recordes e primeiras ascensões em seu currículo, mas nada disso o torna menos humilde. O atleta tem uma fundação própria e sem fins lucrativos cujo objetivo é levar energia solar ao máximo de pessoas possível. Em seu aniversário, ao invés de presentes, ele pediu que os amigos e fãs apenas ajudassem a Fundação para que mais pessoas pudessem ter energia elétrica em casa. São 34 anos, mas o suficiente para que Alex se tornasse uma verdadeira lenda!

Principais conquistas:

– Primeira pessoa a escalar “free solo” El Capitan, em Yosemite, Califórnia.

– Recorde de velocidade na via The Nose, no El Capitan, em 1:58:07, junto com Tommy Caldwell.

– Escalou sozinho a Yosemite Triple Crown (Mt. Watkins, El Cap e Half Dome) em 18 horas e 50 minutos.

– Oscar de melhor documentário com o filme “Free Solo”.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.