Destinos

A Chapada das Mesas fica no centro sul do estado do Maranhão, divisa com o Tocantins e é um destino bem estabelecido na região e arredores, apesar de ser ainda desconhecido por muita gente. Além do Parque Nacional da Chapada das Mesas, criado em 2005 e administrado pelo ICMBIO, o destino oferece atrações como grutas, formações rochosas, cachoeiras e trekking.

Com a crescente do turismo e ecoturismo, as cachoeiras mais visitadas são: Cachoeira de São Romão e Cachoeira do Prata; acessíveis com veículos 4×4. Ambas ficam dentro do Parque Nacional e é preciso contratar guia para explora-las. Já para os mais aventureiros, é possível o trekking entre elas. Para isso, conte com apoio do turismo de base comunitária dormindo na casa dos locais.

Cachoeira São Romão

Para chegar até as cachoeiras o trecho de estrada de chão é bem irregular, com areia fofa. Há bifurcações abertas devido a pontos precários, além da presença de diversas porteiras e colchetes (porteira rústica de arame e estacas) pelo caminho. São aproximadamente 50km cruzando o Parque Nacional com belíssimas paisagens e formações rochosas que avistamos no horizonte.

 

Morro do Chapéu

O Morro do Chapéu é o platô mais alto da Chapada com 378m e está localizado na chamada “zona de amortecimento” (questões burocráticas entre governo e famílias locais). Há regras de proteção ambiental e a subida só é permitida com guia local, principalmente por questões de segurança. Para chegar até o Morro é preciso dirigir por uma estrada de chão e a subida é praticamente toda em vertical. A subida não é recomendada para quem não tem aptidão física ou não esteja com condicionamento em dia. O trajeto tem pedras soltas, por isso, o uso de calçados adequados, como botas, é essencial para proteção dos tornozelos.

Portal da Chapada

O cartão postal da Chapada das Mesas é o Portal da Chapada, uma formação geológica que lembra o mapa da América do Sul de ponta cabeça. A trilha é fácil, com duração média de 20 minutos de caminhada em areia fofa e pode ser feita tanto ao nascer, quanto no pôr do sol. Se possível, opte pelo nascer do sol. A caminhada é feita durante a madrugada e quando o sol começa a raiar no horizonte, você o verá transpassar pelo portal, tendo as mesas como fundo. É um momento de energia incrível e inesquecível.

 

Poço Azul

A mistura dos biomas do Cerrado e Amazônia formam o atrativo mais bonito da região. Um poço azul com água transparente em tons turquesa entre um cânion de arenito. Localizado na cidade de Riachão, o poço fica a 130km de Carolina (porta de entrada para a Chapada). Como não precisa de guia ou agência para chegar, chegue entre 11h e 13h, que é o período que os passeios guiados estão saindo para o almoço. Além do lugar ficar vazio, é o momento que o sol se reflete na água.

Pedra Encantada

Navegando pelo Rio Tocantins, de um lado temos o estado doTocantins e do outro o Maranhão. No meio do rio, há uma rocha que carinhosamente ganhou o nome de Pedra Encantada. Trata-se de uma solitária formação com aproximadamente 10 metros de altura. É possível escalar sem muita dificuldade e admirar a paisagem. Se tiver coragem, pule do alto para um banho de rio.

A Chapada das Mesas não é um destino com trilhas exigentes e técnicas. Você pode tranquilamente usar um bom tênis que lhe traga conforto e segurança para as caminhadas, mas não deixe de levar um calçado mais robusto para o Morro do Chapéu, que é o passeio mais técnico da região.

A melhor época para visitar a Chapada das Mesas é entre final de maio e início de setembro. O clima é mais seco e menos chuvoso, o que deixa as águas das piscinas naturais mais cristalinas e os banhos de cachoeira mais agradáveis.

A maior dificuldade, entretanto, será o calor. Com temperaturas que chegam facilmente a 40ºC, o uso de boné, chapéus e proteção solar é fundamental aproveitar o destino da melhor maneira. E não esqueça de se hidratar!

 

Checklist de Viagem

 

Use o  cupom FAYSON10, e garanta 10% off nas lojas full prices e site The North Face.


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.