Destinos

A Chapada Diamantina fica bem no coração da Bahia, sertão onde nascem alguns dos principais rios da bacia hidrográfica da região. Protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, mas ironicamente, o maior público/ frequência fica por conta de turistas estrangeiros.

Tarefa complexa seria eleger qual a paisagem mais bonita da Chapada, diante dos paredões rochosos sobre a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga preservada por toda sua extensão de 1520km².

Por isso, um roteiro de no mínimo dez dias, acaba sendo um bom começo para conhecer seus principais atrativos. Prepare-se para deslocamentos longos e cansativos. As estradas não são tão acessíveis e quando a ideia é pensar fora da rota turística, a locomoção fica ainda mais complexa, exigindo um veículo 4×4.

Já outra maneira de explorar a Chapada Diamantina é fazer o trekking pelo Vale do Pati ou Vale do Capão. O trajeto é feito com o apoio do turismo de base comunitária e a experiência é uma verdadeira imersão na natureza.

Vale do Pati

Considerado um dos trekkings mais bonitos do Brasil e porque não do mundo, O Vale do Pati impressiona com suas paisagens, mas são as pessoas que fazem o lugar ser especial. O contato com os nativos é sempre um momento de muito aprendizado. Sem eles, a experiência seria completamente diferente e muito menos tocante. As prosas e troca de culturas ficam gravadas para sempre no coração de quem vive a Chapada pelo menos uma vez na vida.

O trekking com duração de pelo menos quatro dias e três noites, passa por lugares clássicos do Pati, como o Mirante do Cachoeirão e Mirante do Pati, mas não deixa de lado territórios menos conhecidos como a Gruta da Lapinha, Janela do Céu e Cachoeira do Calixto.

Destaque para o pôr do sol no Morro do Castelo e sua descida íngreme, que pede lanternas de cabeça quando a noite toma seu espaço. A trilha tem 14km e pode ser realizada por diferentes níveis técnicos. Desta vez, o percurso escolhido foi extremamente exigente. Prepare-se para o calor intenso.

 

Cachoeira da Fumacinha

Quase intocada, conhecer a Fumacinha não é para leigos. Para chegar até ela, são aproximadamente 8km de trilha difícil e técnica. O percurso é todo tomado por pedras de variados tamanhos. Isso exige muita atenção pra evitar acidentes. É preciso também andar dentro de um cânion com mais de 300 metros de altura em formato sinuoso. Inicie o trajeto por volta das 7h da manhã e claro, sempre acompanhado de um guia.

A trilha é difícil e exigente, não se arrisque. Use calçados adequados e evite torção ou lesões.

 

 

 

 

Cachoeira do Buracão

Devido as formações rochosas e diversos rios, há muitos cânions com cachoeiras e poços por toda Chapada Diamantina. Após a caminhada pelo leito do Rio Espelhado, há uma descida sentido cânion. Pouco inclinada, mas nada técnica, haverá uma espécie de escada para apoio pelo percurso.

A sensação de flutuar por entre dois paredões e encontrar uma das cachoeiras mais fascinante, é inexplicável. Os 85 metros de queda da cachoeira, impressionam e conquistam com sua beleza.

 

 

 

 

 

Mirante Pai Inácio

Um lugar imperdível é o mirante do Pai Inácio. Mesmo com uma subida exigente, o acesso para o cartão postal da Chapada Diamantina, pode ser considerado fácil. A vista para o Vale do Capão no final da tarde, é um daqueles momentos para se guardar na memória.

 

 

 

 

 

 

 

CHECKLIST ESSENCIAL

Geral

Camiseta de secagem rápida com proteção UV – manga curta e longa

Camiseta de algodão

Capa Impermeável

Fleece Gramatura 100

Shorts

Calça conversível

Roupas de Banho

 

Extremidades

 

Equipamentos

Óculos de sol – proteção UVA e UVB

Cargueira até 45L

Mochila de ataque

Headlamp

Bastão de Caminhada

Saco de hidratação 2L / Garrafa térmica

 

Não esqueça!!

Itens de Higiene

Medicamentos Particulares

Kit de Primeiros Socorros

Repelente

Protetor Solar e Labial

 

Quer saber mais sobre as Chapadas do Brasil? Vem ler!! 

Use o  cupom FAYSON10, e garanta 10% off nas lojas full prices e site The North Face.

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.