A cidade de São Bento do Sapucaí é o destino ideal para quem está em busca de aventura sem ter que ir muito longe da capital paulista. Localizado na região de Campos do Jordão, o município é um verdadeiro paraíso para a prática de esportes outdoor, principalmente para os amantes das trilhas e escaladas. A Pedra do Baú é um dos pontos mais incríveis de toda a região.
A primeira vez que alguém escalou a Pedra do Baú foi em 1940. Algum tempo depois, escaladores locais começaram a construir a via ferrata, que existe até hoje e permite o acesso ao cume da Pedra sem que seja necessário realizar nenhum tipo de escalada técnica. A formação rochosa que dá vida ao local é do tipo gnáissicas e está a mais de 1900 metros de altitude em relação ao nível do mar.
Os aventureiros que encaram os mais de 600 degraus da via ferrata chegam a 340 metros de altura e podem desfrutas de uma vista incrível das montanhas da região. É realmente uma imagem de tirar o fôlego. Para chegar aos pés da Pedra e iniciar a subida pela “escada” é preciso, primeiro, fazer uma trilha de dificuldade moderada, com muitas subidas e que dura, em média, 50 minutos. Além disso, é indicado subir a via ferrata com os equipamentos de segurança e acompanhado por um guia local.
Outras opções na região
A Pedra do Baú está dentro do Complexo do Baú, que conta com outras formações rochosas: o Bauzinho e a Ana Chata. Para os menos aventureiros, iniciantes e pessoas com limitações físicas, essas duas aventuras também são excelentes opções para aproveitar a natureza da região.
A Ana Chata é acessível por uma trilha simples, com distância total de 5,5km e sem muitos desafios, mas que passa por cavernas e outros atrativos, além de também ter uma vista incrível da área. O Bauzinho é a opção mais acessível de todas. É possível chegar até bem perto do cume da pedra de carro, caminhando apenas 10 metros para dar de frente com uma vista incrível da imponente Pedra do Baú.