Ela é aventureira, apresentadora, palestrante e agora representa o Brasil no EC50.
A médica Karina Oliani, está entre os exploradores que impactaram o mundo positivamente com seus feitos corajosos e inspiradores. O reconhecimento vem do Explorers Club, instituição internacional fundada em 1904 com o objetivo de promover estudos de campo multidisciplinares e explorações científicas. O EC 50, premiação que será entregue em abril nos EUA, existe desde 2020 e Karina é a primeira brasileira entre os agraciados.
Karina é sinônimo de pioneirismo. Dentre suas grandes conquistas, em 2013 foi a brasileira mais jovem a chegar no cume do Monte Everest pela face sul. Já em 2017, desbravou a face norte do gigante nepalês. A junção destas explorações lhes concedeu o título de primeira mulher latino-americana a conquistar a montanha mais alta do mundo, por seus dois lados. No ano de 2019, a médica escalou o K2, montanha mais desafiadora do mundo.
E não para por aí! Aventura e adrenalina regem o cotidiano de Oliani, que tem também passagem no Guinness World Records, como a primeira pessoa a cruzar o maior lago de lava do planeta – um vulcão ativo na Etiópia. Mas, nem só de aventura vive Karina. Ela foi a primeira médica latino-americana a se especializar em Wilderness Medicine (Medicina Selvagem) pela WMS e atua como voluntária em comunidades isoladas e carentes ao redor do globo desde 2006.
No pior momento da pandemia do Covid 19, Karina prestou serviços em hospitais de campanha em São Paulo. A médica coordena trabalhos humanitários em países como Nepal, Tanzânia, Etiópia, Ruanda, Uganda, Fiji, Venezuela, Índia além de áreas carente nos rincões brasileiros.
Com Andrei Polessi, Karina fundou o Instituto Dharma (2016) organização que tem como objetivo levar medicina especializada e de qualidade para as áreas mais remotas. A médica também é fundadora e a 1a presidente da ABMAR – sociedade médica quem tem entre as suas missões disseminar a Medicina Selvagem e de Aventura entre as principais universidades do país.
A especialista já lecionou em algumas das maiores escolas de medicina do Brasil e do mundo (USP, UNIFESP, Harvard, International Congress Surfing Medicine, World Extreme Medicine, etc). Atualmente, faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, o mais importante da América Latina.
Como se não bastasse, Karina fundou a Pitaya Filmes, onde cria, escreve, dirige, produz e edita programas de televisão.
O novo capítulo da vida de Karina começou há menos de um ano. Sua maior aventura e maior conquista – Kora. Mais do que a maternidade, Karina mostra ao mundo que a mulher pode e merece ser reconhecida em toda sua trajetória: “ser mãe, não é e nem será um obstáculo, mas com certeza o início de uma aventura cheia de lições e legados.