Inspiração

A expedição brasileira rumo ao cume do Manaslu está só no começo, mas já está cheia de emoções. Através dos relatos que o empresário Bernardo Fonseca tem nos enviado, é possível sentir toda a adrenalina dessa aventura. Pouco tempo após a chegada a Katmandu, ele já se deparou com uma tragédia: o helicóptero que ele ia pegar para chegar ao Acampamento Base do Manaslu caiu, deixando 6 mortos.

Confira abaixo o relato diário de Bernardo:

Dia 2 – Acidente e queda do helicóptero

Acordei às 5h da manhã, reforcei minha hidratação, fiz uma checagem de equipamentos, separei a mala que fica na cidade, tomei café as 5h30 e estava tudo pronto para partir.

Eu me alimentei como se fosse última refeição dos próximos 30 dias. Meu café da manhã se transformou em um mega almoço!

O dia estava fluindo, eu estava feliz porque conseguiria adiantar em 1 dia meu plano de ir para o base camp. Então, me juntei a 2 romenos que também estão indo para o Manaslu, fizemos pesagem de malas, planejamos o balanceamento na aeronave, o tempo estava bom, com boa visibilidade, ou seja, estava tudo certo.

bernardo_katmandu2
Bernardo na companhia dos romenos, que também estão em uma expedição rumo ao Manaslu. – Foto: Bernardo Fonseca/Arquivo Pessoal

Após 1 hora de espera, o responsável pela logística nos avisou para ficarmos prontos, que em 30 minutos estaríamos decolando. Até que veio a notícia.

“O helicóptero de vocês caiu. Infelizmente com 6 pessoas dentro.”

Instaurou-se o caos. Todos foram rumo ao resgate.

A montanha ainda nem começou e já mostra que não será fácil.

katmandu_bernardo
Centro comercial da Katmandu. – Foto: Bernardo Fonseca/Arquivo Pessoal

Dia 4 – Os efeitos de um contratempo

Ainda estou em Katmandu. Com a queda do helicóptero tudo complicou por aqui.

Por segurança, o governo está restringindo a altitude dos voos, o que no meu caso, infelizmente, inviabiliza o voo. Imagino que seja passageiro, somente enquanto ainda estão trabalhando na área do acidente.

Hoje havia uma esperança de voar, mas por conta do funeral do piloto ser hoje, em comum acordo, todas as aeronaves ficaram em solo em homenagem ao comandante. [O acidente resultou na morte de 6 pessoas e apenas 1 sobrevivente.]

Não tenho o que fazer enquanto espero. Por isso, preciso me ocupar para manter corpo e mente em dia. Por sorte, descobri uma parede de escalada artificial a duas quadras do meu hotel. Estou indo todos os dias até lá para me manter ativo. Também achei uma academia para correr e fugir da poluição da cidade, que inviabiliza qualquer exercício ao ar livre.

Por enquanto, estou sem muitas novidades, apenas com uma crescente vontade de ir para a montanha.

manaslu_CC
Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo. – Foto: Pratapgrg/Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.