Nesta semana a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e a CEO da Fundação Tompkins Conservation, Kristine McDivitt Tompkins, assinaram um documento que oficializa a criação de mais dois Parques Naturais na região da Patagônia chilena. A organização doou 1 milhão de hectares para o projeto conservacionista, o que caracterizou a doação como a maior já feita por uma instituição privada a um país.
A criação dos novos parques faz parte de um plano para cumprir uma promessa feita no início de 2017 pela presidente do Chile e por Kristine Tompkins de que o país receberia cinco novos parques e outras três áreas de conservação seriam expandidas.
Além da doação de 1 milhão de hectares, o governo chileno ainda disponibilizou outros 9 milhões de hectares para que o Parque Nacional Pumalín e o Parque Nacional da Patagônia no Chile fossem inaugurados e outros três parques nacionais fossem expandidos. Para se ter noção, a soma dessas terras é equivalente ao tamanho da Suíça.
A preservação ambiental e o compromisso chileno em manter essas áreas verdes foi motivo de orgulho no discurso da presidente Michelle Bachelet: “Com estas belas terras, suas florestas e seus ricos ecossistemas, nós expandimos a rede de parques para mais de 10 milhões de hectares. Assim, os parques nacionais do Chile aumentarão 38,5%, representando 81,1% das áreas protegidas do Chile”, disse.
A atitude é uma continuidade do trabalho iniciado por Douglas Tompkins, co-fundador da The North Face, como bem lembrado por sua esposa, hoje CEO da Tompkins Conservation: “Estou orgulhosa do meu marido Doug e de sua visão, que continua a nos guiar, além de toda a nossa equipe, para inaugurar esses dois parques nacionais e aumentar a rede de preservação, um marco importante em nossos primeiros 25 anos de trabalho”, declarou.