Destinos

O Brasil está cheio de lugares maravilhosos que enchem os olhos e os corações dos mais diversos tipos de aventureiros. Com tamanha diversidade nacional, as opções de destinos vão muito além dos famosos. O Parque Nacional da Serra da Capivara é um desses lugares não tão conhecidos, mas incríveis e que merecem uma visita.

Foto: Claudia Regina/Flickr - Creative Commons
Foto: Claudia Regina/Flickr – Creative Commons

Localizado  no Piauí, o Parque é um verdadeiro oásis no semiárido nordestino. Repleta de uma riqueza histórica e natural absurda, a Serra da Capivara é considerada pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como um Patrimônio Cultural das Humanidade.

Com mais de 135 mil hectares de área protegida, o parque reserva diferentes tipos de atrações, desde a imensidão de vegetação nativa preservada (que inclui diversas espécies da fauna e flora da Caatinga), até as formações geológicas históricas, com cânions e boqueirões. Mas, o grande destaque é mesmo o fato de o Parque da Capivara ter a maior concentração de sítios arqueológicos de toda a América. São mais de mil sítios cadastrados, abertos à visitação e com um valor histórico-cultural incalculável.

Foto: Claudia Regina/Flickr - Creative Commons
Foto: Claudia Regina/Flickr – Creative Commons

Como chegar?

A sede do parque está localizada no município de São Raimundo Nonato (PI) e, apesar de existirem várias opções de acesso, o mais indicado é partindo de Teresina. Vale lembrar que a Serra da Capivara está a pouco mais de 600 quilômetros da capital do Piauí. As estradas estão em boas condições e o ideal é ir de carro, mas existem opções de ônibus que cobrem o trajeto.

Foto: Otávio Nogueira/Flickr - Creative Commons
Foto: Otávio Nogueira/Flickr – Creative Commons

O que fazer?  

Para os menos aventureiros, é possível fazer visitas apenas aos sítios arqueológicos, que possuem estacionamentos próximos e acesso a cadeirantes, visitar mirantes, conhecer a produção local de cerâmica e observar aves.

Quem busca uma imersão, com mais desafios, existem os trekkings, que podem durar de 20 minutos a 6 horas, variando em níveis de dificuldade, e os passeios de cicloturismo, que também podem variar de acordo com a disponibilidade de tempo e preparo físico.

Foto: Otávio Nogueira/Flickr - Creative Commons
Foto: Otávio Nogueira/Flickr – Creative Commons

De acordo com a administração local, a visita completa aos circuitos do Parque Nacional da Serra da Capivara é feita em seis dias. Vale lembrar que a presença dos condutores é obrigatória em todos os passeios e o parque não possui áreas para hospedagem ou campings.

A entrada no parque custa apenas R$ 25 e brasileiros ainda têm 50% de desconto.

Foto: Otávio Nogueira/Flickr - Creative Commons
Foto: Otávio Nogueira/Flickr – Creative Commons

Clique aqui para ter mais informações oficiais sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara.