Dicas Inspiração

Dizem que durante uma conferência, enquanto buscava patrocínios para tentar escalar o Everest quando ninguém ainda tinha conseguido realizar esse feito, o britânico George Mallory foi indagado sobre o motivo que o levava a escalar montanhas. A resposta foi simples e direta: “Porque está lá”.

Essa parece ser a mais pura verdade. Os montanhistas não precisam de muitos motivos para tentar conquistar as montanhas mais altas do mundo, basta saber que elas estão lá. Mas, encarar a altitude não é tão simples assim. Quanto mais alto, menos oxigênio existe e muito mais frio fica. Sobreviver acima dos 8 mil metros de altitude é praticamente impossível, tanto que essa altura é considerada a “Zona da Morte”. Escalar montanhas de altitude exige muito preparo e conhecimento, afinal, o corpo é colocado no limite e todo cuidado é pouco!

Karina Oliani em expedição ao cume do K2, uma das montanhas mais difíceis do mundo. | Foto: Karina Oliani / Arquivo Pessoal

Para falar sobre saúde na montanha eu conto com ninguém menos do que a médica, multiesportista e montanhista casca grossa mesmo, Karina Oliani!

Neste papo, Karina falou sobre as suas experiências como médica em áreas remotas, relembrou o tempo em que atuou na área de emergência do Everest, contou sobre os problemas mais comuns em alta montanha e deu muitas dicas para quem quer encarar a altitude.⁠

Aperte o play e aproveite esse Podcast!


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.