Curiosidades Notícias

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Além da variedade de espécies encontradas em nossas terras, o mais importante é o fato de que milhares delas existem apenas aqui e não podem ser encontradas em mais nenhum outro lugar do planeta. O estudo Flora do Brasil 2020, recentemente divulgado e coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mostra que existem 25 mil espécies de plantas, algas e fungos endêmicas do Brasil, ou seja, naturalmente todas essas espécies só se reproduzem aqui.

O bioma que apresenta a maior variedade é a Mata Atlântica, que concentra mais de 17 mil espécies, o que representa, 36,5% do total da flora endêmica nacional. Na sequência em destaque vêm a Amazônia (27,8%) e o Cerrado (27,3%). Outros biomas com menor biodiversidade são Caatinga, com 10% do total, Pampa (6%) e Pantanal, com 1.682 espécies endêmicas catalogadas, o equivalente a 3,6%.

Travessia Serra Fina, localizada no Parque Nacional de Itatiaia. | Foto: Gabriel Tarso

Para que o estudo fosse concluído, foi necessária uma força-tarefa global, que contou com a participação de mais de mil pesquisadores de 25 países diferentes. Todos os detalhes obtidos e disponibilizados pelo estudo estão disponíveis gratuitamente com o intuito de auxiliar botânicos, a população em geral e também os governos no sentido de desenvolver estratégias de preservação ambiental, levando em conta a enorme importância da conservação das espécies endêmicas para o Planeta.

Apesar de ser um número representativo, os dados do estudo ainda não mostram a capacidade total do Brasil, isso porque ainda existem muitas espécies desconhecidas e que nunca foram catalogadas ou estudadas pelos pesquisadores. De acordo com a coordenadora do estudo, Rafaela Campostrini Forzza, nos últimos cinco anos os pesquisadores catalogaram uma espécie por dia. Segundo ela, isso demonstra que ainda existem muitas espécies a serem descobertas e/ou catalogadas em território nacional.

Clique aqui para acessar o estudo e catálogo completo.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.