Notícias

Para do Iguaçu – Foto: Deni Williams/Flickr – Creative Commons

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgo recentemente as estatísticas de visitação aos parques nacionais referentes a 2017. O resultado foi impressionante e confirmou o crescimento no interesse dos brasileiros pelas reservas nacionais. De acordo com o instituto, 10,7 milhões de visitantes foram às unidades federais de conservação no último ano.

O aumento de 20% em relação a 2016 é de extrema importância para a preservação ambiental e também para a valorização do turismo sustentável no Brasil. Afinal, quanto mais contato as pessoas tem com essas belezas naturais, mais elas querem proteger.

Segundo o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, o crescimento no percentual de visitação aos parques nacionais está diretamente ligado aos investimentos em estrutura feito nesses locais ao longo da última década. “Os dados mostram o resultado do nosso esforço nesses últimos 10 anos, que estamos trabalhando sempre com a perspectiva de ganhar escala, que é aumentar o número de parques, estruturá-los e diversificar as oportunidades de visitação”, explicou Soavinski. O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reforça a importância de desenvolver estratégias pensadas especificamente para os parques: “a visitação bem estruturada nos parques é uma estratégia para a conservação da natureza”.

Os parques mais visitados

O Parque Nacional da Tijuca é o líder no ranking de visitação. Em 2017, mais de 3,3 milhões de pessoas passaram por lá. Na segunda colocação vem o Parque do Iguaçu, no Paraná, que recebeu 1,8 milhões de turistas, seguido pelo Parque Nacional do Jericoacoara (Ceará) e pela Reserva Extrativista Arraial do Cabo (Rio de Janeiro.

O que fazer nos parques?

Segundo o ICMBio, as unidades de conservação oferecem mais de 50 modalidades diferentes aos turistas. As possibilidades são enormes e incluem: mergulho, cicloturismo, trilhas, escalada, mirantes, arvorismo, entre outras coisas.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.