Notícias

Aconteceu!! Neste mês, dezembro de 2023, a corredora brasileira Rosalia Camargo foi uma das selecionadas para a Western States 100.

Considerada a prova de 100 milhas mais tradicional e desafiadora dos Estados Unidos, a Western, que acontece na Califórnia, deu origem a outras diversas ultramaratonas mundo afora.

Sobre a Western States

A corrida mais antiga do mundo, nasceu em 1974 e é considerada até os dias de hoje um grande teste de resistência e superação para diversos atletas.

A prova é organizada pela Western States Endurance Run Foundation, organização sem fins lucrativos, que é dedicada a promover o esporte da corrida de longa distância e preservar trilhas e ambientes naturais. São mais de 1500 voluntários dedicados a proporcionar uma das melhores experiências para aqueles que conseguem ter o trunfo de participar.

Tradicionalmente, os atletas que completam a prova em menos de 24 horas ganham uma fivela de cinto em prata. Em menos de 30 horas, a fivela será de bronze.

 

Percurso

A Western States 100 tem grande variação de terreno, incluindo trilhas de montanha, subidas íngremes, descidas técnicas e trechos de estrada.

A largada acontece em Lake Tahoe, no Olympic Valley. O trecho inicial passa por neve, até o clima mudar totalmente para o calor, marca principal da Western States. Já a chegada é na capital do Endurance, Auburn.

Os atletas têm um limite de 30 horas para cruzar a linha de chegada.

 

Participação e Qualificação

A participação na Western States 100 é limitada e baseia-se em um processo de qualificação. São mais de 9.000 pessoas inscritas nessa loteria para as 300 vagas disponíveis.

O requisito é que, os corredores já tenham completado uma corrida de 100 km ou de 100 milhas em um tempo específico.

Desde 2014 Rosalia vinha sonhando com essa prova: “Cheguei a participar do sorteio da WS100 em 2014, quando corri as 100 milhas do UTMB e ganhei o direto de estar na loteria. Não tive sorte, principalmente porque tinha apenas 1 ticket. A cada ano consecutivo o número de tickets do atleta aumenta.”

Foram cinco anos tentando e agora, finalmente, com 16 tickets acumulados a atleta foi sorteada!

 

A prova acontecerá nos dias 29 e 30 de junho de 2024 e por aqui os treinos já começaram!!

Essa será a 12ª prova de 100 milhas de Rosalia Camargo.

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.