Foto: Keith Ladzinski

Por mais estranho que possa parecer, usar os equipamentos pode aumentar sua vida útil! Confira as dicas do Maximo Kausch 😉

Todos os equipamentos técnicos têm uma vida útil, por melhores que sejam. Portanto, não espere que o seu equipamento dure para sempre! Já ouvi histórias de pessoas que compraram um equipamento há alguns anos, tiveram que parar de praticar montanhismo porque vieram os filhos, e depois que a criançada cresceu o suficiente, ele ou ela decidiram pôr a mão na massa com aquele velho equipamento que estava guardado. Mas logo após o primeiro uso… o equipamento rasgou!

A durabilidade dos equipamentos, em geral, depende principalmente de 3 fatores:

  1. Quando ele foi fabricado
  2. O uso que você está dando
  3. Se o produto esteve em contato com agentes desgastantes como produtos químicos, raios UV ou umidade durante o armazenamento.

No meu caso, eu praticamente vivo dentro barracas, durmo o ano todo dentro de sacos de dormir e passo o dia vestindo jaquetas e botas. Meus equipamentos, portanto, têm uma vida útil BEM mais baixa do que os de quem usa com menor frequência. Só para dar alguns exemplos do meu uso anual de equipamentos:

– Minhas botas de trekking duram até 4 meses. Isso falando das melhores marcas!

– Minhas barracas duram, em média, 6 meses pois são expostas a condições extremas constantemente.

– Minhas roupas são trocadas 2 ou 3 vezes por ano. O constante desgaste e abrasão do gelo ou de galhos na mata acaba com a roupa técnica!

– Minhas mochilas duram em média 10 meses. Sempre tenho uma nas costas e estou com elas constantemente carregadas!

Foto: Jimmy Chin

Foto: Jimmy Chin

O que acontece com os equipamentos não utilizados?  

Jaquetas Impermeáveis – começam a perder o tratamento após 3 ou 4 anos se você não der uso algum. O tratamento aplicado sobre o nylon para que ele se torne impermeável acaba se desgastando se ficar parado.

Barracas – perdem seu tratamento impermeabilizante após 7 ou 8 anos estocadas. Em alguns casos as costuras termo-seladas começam a destacar a cola e aparentam estar “quebrando”.

Botas de trekking – quando ficam guardadas por mais de 2 anos sem uso, geralmente começam a se desfazer, iniciando pela cola da sola.

Mochilas – são os equipamentos que mais duram se você não deu uso nenhum. No entanto guardar a mochila que recebeu uso apenas 1 ou 2 vezes pode acarretar na decomposição do tecido devido aos fungos. Em alguns casos há mochilas que nunca foram usadas e apresentam fungos, pois foram guardadas em locais úmidos.

Conclusão

A dica aqui é: use o seu equipamento, ele não dura para sempre!  

Escrito por Maximo Kausch
Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.