Foto: Greg Mionske

O inverno está quase acabando e, com as temperaturas mais amenas, o pessoal que fugiu das corridas de trilha por causa do frio, já está calçando os tênis novamente e voltando para os desafios das provas na terra. O clima agradável também é muito favorável aos iniciantes, acostumados a correrem no asfalto e que querem testar uma modalidade nova. Mas, este retorno ou início requer alguns cuidados para evitar lesões.

Foto: Greg Mionske

Foto: Greg Mionske

Nós separamos algumas dicas para quem quer voltar à corrida de montanha:

  1. Faça musculação

Essa é uma dica útil para atletas de qualquer modalidade. Quando falamos do esforço necessário para completar as provas de montanha, principalmente as de longa distância, o cuidado com o reforço muscular se torna ainda mais importante. As subidas, descidas e obstáculos da corrida ficam muito mais fáceis e seguros quando você está com os músculos resistentes e bem condicionados. Então, mesmo se você já passou os últimos meses treinando na esteira e fazendo musculação, não pare agora. É essencial manter esse condicionamento muscular sempre para evitar lesões e outros desagastes.

Foto: Greg Mionske

Foto: Greg Mionske

  1. Invista tempo em exercícios específicos para os tendões e articulações

Já que o ideal é passar um tempo na academia, aproveite para fazer exercícios de alongamento e de equilíbrio. Treinos focados vão ajudar a manter os músculos, tendões e ligamentos saudáveis para aguentar o solo irregular das trilhas. Se você passou o inverno correndo na esteira ou no asfalto, os movimentos da trilha vão te fazer sentir cada parte do corpo. Então, esteja preparado para o que está por vir.

Foto: Greg Mionske

Foto: Greg Mionske

  1. Comece devagar

Mesmo que você não tenha parado de correr, volte às trilhas aos poucos. Não retorne já com um longão na montanha. Aumente a distância e a velocidade das passadas gradualmente e não force o corpo além do limite. Esse é o grande segredo da longevidade em qualquer esporte: respeite as suas condições e limitações.

Foto: Tim Kemple

Foto: Tim Kemple

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.