Acompanhar o dia-a-dia, ver os treinos, as dificuldades e as conquistas de atletas profissionais é um ótimo jeito de se inspirar e ter ainda mais incentivos para seguir praticando esportes. Poder acompanhar de perto tudo isso e ainda interagir com esses mitos do esporte é algo acessível simplesmente através de uma rede social.
Pensando nisso, nós separamos 9 perfis de atletas que nós admiramos muito e que, certamente, vão inspirar vocês também!
Alex Honnold
“Pra mim, não existe prazer maior do que lutar contra a gravidade e alcançar o topo.”
Alex Honnold é um escalador acostumado a quebrar recordes e a desafiar qualquer limite. Ele é um verdadeiro fenômeno. Conhecido mundialmente por suas ascensões na modalidade free-solo, em que o escalador não usa qualquer tipo de equipamento de segurança, ele já foi até alvo de estudos acadêmicos por sua “falta de medo”. A verdade é que Alex respira escalada e é essa paixão que o permite quebrar barreiras e fazer o impossível.
Ashima Shiraishi
“99% da escalada consiste em cair, o que pode ser considerado um fracasso. O Apenas 1% é sucesso, mas vale muito a pena.”
Ashima Shiraishi é atleta mais jovem do nosso time. Sua relação com a escalada é tão natural, que ela faz questão de dizer que não treina ela “simplesmente escala”. A pequena norte-americana não é mais uma promessa, ela já é uma realidade. Um de seus maiores feitos, além de ser campeã norte-americana consecutivamente desde os 8 anos de idade, foi a escaladora mais jovem a finalizar uma via de dificuldade 8c+ Fr (11b Br) em toda a história do esporte.
Dean Karnazes
“Correr é encontrar a sua paz interior.”
Com sangue grego, Dean Karnazes é um ultramaratonista que honra com louvor as suas próprias origens e origem de seu esporte. Por ser um atleta incansável, ele tem o currículo cheio de conquistas e feitos incríveis como o fato de ter corrido 50 maratonas, em 50 estados diferentes, em apenas 50 dias. Em 2011, Dean correu os mais de 4.800 km que separam a Califórnia até Nova York. Além do esporte, o ultramaratonista também é empresário e um escritor de sucesso.
Conrad Anker
“A loucura é uma aventura, a aventura leva à autodescoberta e a autodescoberta é a base da felicidade.”
Aos 53 anos, Conrad Anker é o atleta mais experiente de nosso time. São mais de 30 anos vivendo praticamente nas montanha. Ele já alcançou o cume do Everest 3 vezes, sendo que em uma delas ele nem usou oxigênio suplementar. Em suas missões, o montanhista já subiu montanhas nunca exploradas, como o Shark’s Fin, um dos últimos picos nunca antes escalados no Himalaia. Por essas e outras conquistas, Conrad é considerado mais do que um atleta, ele é uma verdadeira lenda do esporte.
Angel Collinson – Esquiadora de alta montanha
“Eu esquio para me superar. Para ver onde estão os meus limites. Para ser intimidada pelo medo, mas não deixa-lo determinar a minha vida.”
Angel Collinson é uma norte-americana que sempre teve a montanha como quintal de casa. Filha de um patrulhador de esqui, ela cresceu em contato direto com a natureza, a neve e o esqui, que se tornaram suas grandes paixões. Apesar de ser uma grande atleta, durante sua adolescência, os estudos sempre tiveram prioridade. Até que, aos 20 anos, ela decidiu fazer uma pausa acadêmica para se dedicar inteiramente ao esqui de alta montanha. Os resultados vieram! Angel já foi duas vezes campeã mundial na categoria Freeskiing e a primeira mulher a ganhar o prêmio Best Line, da revista Powder.
Emily Harrington – Escaladora
“Quando eu descobri a escalada foi uma grande realização. Eu me lembro de me sentir infinita, com uma enorme esperança de que a escalada pudesse aguentar tudo o que a vida trouxesse pra mim e nunca me abandonar. ”
A escalada parecia estar no destino de Emily Herrington mesmo antes de ela nascer, já que até o nome de sua cidade natal tem a ver com o esporte: Boulder, no Colorado (EUA). Emily descobriu a escalada cedo e desde então tem colecionado títulos e superado os mais diversos limites. Ela já foi cinco vezes campeã norte-americana de escalada, escalou o Everest, foi a primeira mulher a alcançar múltiplas vias de dificuldade 9aFr, e já escalou a via “Golden Gate” (El Captain) sem nenhum equipamento de segurança.
Margo Hayes – Escaladora
“Escalar é a minha grande paixão na vida e eu vou abraçar isso e dar a esse esporte tudo o que eu puder.”
Margo Hayes tem apenas 20 anos, mas já deixou o seu nome marcado na história da escalada. Ela já foi campeã mundial juvenil e entrou de vez para a elite do esporte em 2017, quando se tornou a primeira mulher no mundo a encadenar uma via 5.15a/9a+, a La Rambla, na Espanha. Para ela, este é só o começo e muitos outros sonhos ainda devem virar realidade.
Fernanda Maciel – Ultramaratonista de montanha
“Quando corro, sinto como se estivesse no paraíso, curtindo o momento presente, sabendo que cada segundo dou o meu máximo porque tenho capacidade e oportunidade. Pra mim correr é um sonho.” – Fernanda Maciel
Fernanda Maciel sempre foi apaixonada por esportes. Após praticar várias modalidades, ela decidiu pelo Trail Run e hoje está entre as maiores corredoras de montanha do mundo. Além de já ter conquistado pódio em algumas das provas mais reconhecidas da modalidade, como o Ultra Trail du Mont Blanc, seu histórico tem outros feitos impressionantes, como o fato de ter sido a primeira mulher a subir e descer o Aconcagua correndo em menos de 24 horas.
Rosalia Camargo – Ultramaratonista de montanha
“Sempre pratiquei esportes, fiz triatlo, windsurfe, ciclismo e corrida de rua. Mas desde que estreei na Maratona Cross Country de Búzios, no final de 2010, não saí mais da montanha.”
Rosalia Camargo é uma carioca de respeito! Ela é a atual número 1 do ranking brasileiro em corridas de montanha, com muitas conquistas expressivas e recordes incríveis. Após ter competido em outras modalidades como o Ironman, Surf e WindSurf, foi em 2010 que ela se encontrou na corrida de montanha e dali não saiu mais.