Dicas

Os desertos são cenários convidativos para fotografia. O clima seco faz com que a luz do sol esteja quase sempre presente e isso facilita a previsão de dias limpos na maioria das estações do ano. O nascer e o pôr do sol fornecem as melhores condições para a prática deste tipo de fotografia pelos seguintes motivos:

– A luz está baixa no horizonte e isso faz com que o ângulo de incidência na paisagem também seja baixo dando mais volume e tridimensionalidade à cena;

– A temperatura está menor e os índices de radiação UV também, promovendo mais conforto ao fotógrafo;

– O vento está calmo, principalmente pela manhã e num ambiente repleto de areia isso se torna uma grande vantagem.

Na medida em que o dia avança, o sol sobe e se torna mais quente, além de emitir a luz num ângulo mais alto, tornando-a menos adequada para a fotografia. Este é o momento de voltar ao hotel ou descansar até que a tarde venha e as condições se tornem propícias novamente.

Fotografando com o pôr do sol ao fundo. – Foto: Cristiano Xavier/OneLapse

O equipamento não exige nada de específico aqui, pois desde smartphones até câmeras avançadas proporcionam o que precisamos. Tripés são necessários somente logo antes do sol nascer ou depois do sol se por, quando a quantidade de luz diminui bastante. Para melhorar as composições seguem algumas dicas:

– Procure por luz e sombra para realçar as formas;

– Fotografe num ângulo mais baixo para valorizar o primeiro plano;

– Fotografe com uma teleobjetiva para comprimir a perspectiva em longas distâncias;

– Inclua pessoas para realçar a noção de tamanho dos elementos.

Para sua segurança fique atento em sempre levar água suficiente, protetor solar, boné ou chapéu e no caso de tempestade de vento proteja os olhos e também a câmera com um saco plástico. No mais é aproveitar as paisagens lunares dos desertos pelo mundo, umas das minhas situações preferidas para fotografar! Quer saber mais? Clique aqui e embarque comigo em viagens fotográficas nos destinos mais inóspitos do mundo.