O Monte Everest é o sonho de aventureiros do mundo inteiro. A cada ano a montanha recebe mais e mais trilheiros e montanhistas, seja para fazer o trekking que leva ao Base Camp, seja para tentar alcançar o cume mais alto do mundo. O resultado de tanta movimentação turística nem sempre é positivo para o meio ambiente. Por isso, trabalhar a conscientização é essencial para que o Everest continue a receber aventureiros de todas as partes do planeta. Este é o assunto de uma palestra grátis que acontecerá em São Paulo nesta quinta-feira (15) e contará com a participação do guia de montanha Carlos Santalena e da apresentadora Mariana Britto.
A dupla, junto do Caio Queiroz, que trabalha com sustentabilidade, fará uma expedição pelo trekking que leva ao acampamento base do Everest com o intuito de mostrar quais são os problemas causados pelo lixo na natureza e também como isso afeta a comunidade local. A experiência será filmada e transformada em um documentário cujo intuito é conscientizar trilheiros que se aventuram pelo Everest e em outros trekkings pelo mundo.
Carlos Santalena é o brasileiro que mais vezes chegou ao cume do Everest e pode falar com propriedade sobre os problemas que já viveu e presenciou na montanha. Com tanta experiência, ele será o guia da expedição que viajará ao Nepal em outubro.
Para se ter ideia do tamanho do problema, em 2018 cerca de 57 mil aventureiros escalaram a montanha que possui 8.848 metros de altitude. Em 2017, alpinistas recuperaram cerca de 25 toneladas de resíduos sólidos. Em 2019, uma expedição de limpeza organizada pelo Nepal recolheu por volta de 11 toneladas de lixo e quatro corpos. Mas, o trabalho ainda é enorme e urgente.
O evento acontece na loja Pé na Trilha de Perdizes, localizada no complexo do ginásio de escalada Casa de Pedra e tem entrada grátis.
Clique aqui para se inscrever.
Serviço:
Palestra: “Monte Everest – O lixo por trás da montanha mais alta do mundo”
Local: Pé na Trilha – Rua Venâncio Aires, 31 – Perdizes – São Paulo, SP
Data: 15/08/2019
Horário: 20h