O Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil. Localizado na Serra do Imeri, no Amazonas, e a 2.999 metros de altitude, o local permaneceu fechado para turistas durante 16 anos e já tem data para ser reaberto novamente: março de 2020.
Em 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, o Pico da Neblina foi fechado para o turismo. A grande motivação para a decisão foi o turismo desordenado, que estava causando prejuízos ambientais e também culturais e sociais, visto que o Parque Nacional do Pico da Neblina está em uma área de ocupação indígena e a comunidade local, Yanomami, sofreu violação de direitos e passou por conflitos com turistas.
Foram necessários cinco anos de trabalhos e discussões entre os órgãos de proteção ambiental e de defesa indígena, com destaque para o ICMBio e a Funai, até que um acordo fosse feito. Após uma série de estudos, foi divulgado no início do mês a decisão de reabrir o parque para visitação, mas com uma série de ressalvas.
Assim como acontece em outras áreas de proteção ambiental, para visitar o Pico da Neblina será necessário contar com o acompanhamento de equipes especializadas. No momento, uma comissão especial está analisando as propostas de credenciamento para decidir quem poderá realizar operações turísticas na região.
Clique aqui para saber mais sobre esse assunto.