Dicas

Nós já falamos aqui algumas vezes sobre os benefícios que a meditação pode trazer ao corpo, além, é óbvio dos benefícios que a prática proporciona à mente. Se você nunca praticou meditação na vida, talvez a quarentena seja o momento ideal para iniciar. Tire alguns minutos do seu dia para relaxar, esvaziar a cabeça e se desconectar, assim ficará muito mais fácil se reconectar às coisas que realmente importam.

Para ajudar neste processo, nós separamos algumas dicas práticas para que você possa dar os primeiros passos na meditação agora mesmo. Confira:

  • Separe um tempo especialmente para meditar

Você não precisa começar fazendo meditações longas. Tire alguns minutos do seu dia que serão dedicados exclusivamente a isso. Você pode começar com uma pausa de três a cinco minutos, que já serão mais do que suficientes para que você sinta os benefícios da meditação. Conforme você for evoluindo na prática e concentração, se achar confortável, pode aumentar o tempo gradativamente. É bastante indicado a realização da meditação pela manhã, para ajudar a preparar a mente e o corpo para o restante do dia. Mas, isso não é uma regra. E a meditação, inclusive, pode ser realizada de diversas formas e até mesmo como pequenas válvulas de escape. Por exemplo: se você está tendo um dia cheio e precisa aquietar a mente para conseguir raciocinar melhor, simplesmente faça uma pausa de um ou dois minutos e realize uma meditação rápida, sempre se concentrando na respiração.

  • Tenha um espaço confortável e agradável

Meditar tendo a vista para a natureza ou com o som de fundo apenas os passarinhos cantando é um sonho. Mas, isso não é acessível a qualquer pessoa e nem é necessário, na verdade. O mais importante é que você tenha um espaço em casa em que fique confortável e consiga se desligar de outras distrações, como a televisão, o computador, o celular e até mesmo outras pessoas da família. Na hora de preparar o ambiente para a meditação, dê preferência a uma área com janelas para a entrada da iluminação natural, use elementos que te deixem confortáveis e lembre-se de desligar todos os aparelhos eletrônicos que estiverem por perto e que puderem incomodar durante a prática.

  • Você pode usar um aplicativo para te guiar

Pode parecer contraditório, já que nós acabamos de pedir que os aparelhos eletrônicos sejam desligados, mas existem alguns aplicativos interessantes para te guiar durante a meditação. Eles são muito úteis principalmente para quem está começando e não sabe muito bem como praticar e também é interessante para te ajudar a desenvolver uma rotina que inclua alguns minutos para se dedicar à meditação todos os dias. Essa seria a única exceção para usar o celular durante a meditação. Mantê-lo ligado sem o uso de um aplicativo específico apenas lhe trará distrações e provocará ansiedade, que é justamente o que nós não queremos durante uma meditação.

  • Foco na respiração

A grande base para a meditação é conseguir desligar os ganchos que levam os nossos pensamentos a divagar e conseguir focar totalmente no presente, esvaziando a mente. Para que este processo de concentração fique mais fácil, uma dica é focar a atenção integralmente na respiração. No início isso pode exigir um pouco de esforço e, mesmo assim, a mente ainda vai querer divagar pelo mundo das ideias e isso é totalmente normal. Por isso, é muito importante começar devagar, com alguns minutos de meditação e tentar focar ao máximo na respiração, para se manter no momento presente.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.