Inspiração

Poder viajar o mundo e mostrar a diversidade e maravilhas de diferentes culturas ao redor do planeta à sua filha é um dos maiores sonhos da catarinense Tayse Gomes. Mamãe da Antonella, ela conta que, mesmo depois a que a filha nasceu, ela não deixou de lado a paixão por viajar. Pelo contrário, agora ela tem ainda mais motivos para embarcar em jornadas pelo mundo, afinal, por mais que a Antonella ainda seja um bebê, ela já consegue sentir e viver experiências que a marcarão por toda a vida.

A Antonella tem apenas 2 anos, então, todas as viagens em família são planejadas com antecedência e os papais têm uma série de cuidados para que o bem-estar de todos seja sempre a prioridade, seja no Brasil ou no frio da Islândia. Com tão pouca idade, essa bebezinha já passou por 24 países diferentes e ainda tem muito chão pela frente!

Foto: Arquivo Pessoal/Blog Voo Materno

Nós conversamos com a Tayse para entender o que mudou na vida dela depois que se tornou mãe e também saber quais conselhos e dicas ela dá para os outros papais e mamães que têm vontade de viajar com filhos pequenos, mas não sabem muito bem o que esperar desse tipo de experiência.

Confira abaixo o que ela nos contou:

The North Face Brasil: Como era a sua vida antes da Antonella? Você e o Felipe já tinham vontade de viajar pelo mundo?

Tayse Gomes: Antes mesmo de termos a Antonella, já éramos apaixonados por conhecer culturas, gastronomias e arquiteturas diferentes. Mas nosso estilo viajante era um pouco diferente do estilo de hoje com a nossa pequena. Sempre escolhíamos lugares com músicas ao vivo e não nos importávamos em sentar em frente ao bar. Nossas malas leves, carregavam não muito mais que alguns jeans e um casaco. O resto, se precisasse, comprávamos no caminho! Nossos roteiros eram planejados de modo a aproveitar cada minuto para conhecermos o máximo possível de cada país. Não nos incomodávamos em esperar de pé nas longas filas de atrações turísticas. Afinal de contas, assim que chegássemos no hotel teríamos tempo para descansar para o dia seguinte. Sem contar os hotéis que sempre eram escolhidos pelo melhor custo x benefício.

The North Face Brasil: O que mais mudou no estilo de vida de vocês depois que a Antonella nasceu?

Tayse Gomes: Depois que a Antonella nasceu nossa vontade de conhecer o mundo não mudou, mas a forma com que conseguiríamos foi repensada. Hoje caminhamos mais devagar e estamos sempre procurando um lugar que tenha trocador. Preferimos restaurantes que tenham espaço kids, uma poltrona confortável ou pelo menos um espaço maior entre as cadeiras. Nossa mala agora é pesada e repleta de kits de emergência. Escolhemos hotéis de um modo diferente, pois nossa prioridade é o conforto dela. Hoje, cada segundo da viagem é extraordinariamente diferente e maravilhoso ao mesmo tempo! Uma gargalhada depois de um pássaro pousar próximo à nós, um beijo de bom dia naquela pessoinha que acorda com um sorriso largo, um susto quando um espirro chega ao entardecer, o orgulho de vê-la caminhando e brincando tão feliz na neve e muito mais feliz por estar junto da gente, um banho quentinho cheio de espuma e agito ao chegarmos cansados no hotel, um cheirinho no pescoço enquanto ela dorme no colo… isso é viajar com a Antonella!

Foto: Arquivo Pessoal/Blog Voo Materno

The North Face Brasil: O que mudou na sua vida, como mulher, depois que você se tornou mãe?

Tayse Gomes: A maternidade me transformou. Eu me reinventei como mulher… como ser humano. Percebo que a cada dia cresce uma força inimaginável em mim. Um sentimento de empoderamento, sabe? Hoje penso primeiro na Antonella, na minha família. A Tayse de antes quase não existe mais, tem dias que a vejo, mas pouco a reconheço. E isso não é ruim, pelo contrário! Nunca me senti tão realizada e feliz como me sinto hoje. Se eu pudesse dar um conselho a todos, seria: Tenha filhos! Os filhos revelam o melhor de nós, nos fazem crescer e nos permitem amar da forma mais intensa do mundo.

The North Face Brasil: Hoje a Antonella ainda não tem nem dois anos de idade, mas já viajou por 24 países. Esse é um número muito impressionante! Qual foi a primeira viagem que vocês fizeram a três?

Tayse Gomes: A primeira viagem da Antonella para fora do Brasil foi aos 4 meses. Fomos para o Chile e ficamos 1 semana lá. O voo foi super tranquilo. Ela dormiu na decolagem e na aterrissagem, e no final do voo ainda rolou foto com o piloto. Antes dessa viagem de avião resolvemos fazer um passeio de carro (cerca de 4hrs) para Gramado (RS), pra saber como seria o trajeto e como nos comportaríamos. Esses dois destinos foram definidos pela distância e para nos prepararmos para a viagem à Asia, que seria longa e a Antonella teria apenas 8 meses.

Foto: Arquivo Pessoal/Blog Voo Materno

The North Face Brasil: Algumas pessoas devem se assustar ao saber que vocês já fizeram tantas viagens com uma bebezinha tão pequena. Qual é o segredo?

Tayse Gomes: Para que nossas viagens sejam sempre seguras, seguimos algumas “regras”.

Primeiro: Ela é um bebê e não podemos nunca esquecer disso. Tão forte e frágil (sim, na mesma medida). A Antonella quase nunca se incomoda nas viagens. Pode ser uma viagem para o frio ou para o calor, na cidade ou no interior. Passeios curtos e perto de casa ou viagens longas e muito distantes. Isso, pois entendemos que ela faz parte da equipe! Somos em três. Ou seja, ela vai com a gente e a gente vai com ela! Se algo não está bom para ela, não está bom pra nós e vice-versa.

Em segundo lugar, respeitamos o seu limite. Por isso, qualquer planejamento é regido pelo seguinte princípio: haverão sacrifícios! Algum passeio não será feito, algum lugar não será visto. Seja pelas temperaturas, pelo cansaço, pela fome… Enfim, nós a respeitamos! E acredito que por isso sempre dê tudo certo. A cada viagem vamos com roteiros desenhados mas nunca fechados, pois tudo irá depender de como cada um está no dia. Isso vale para cada um dos três. Entender que o bem estar de todos vem acima de qualquer passeio é a chave para o sucesso de uma viagem. Sempre que respeitamos isso, voltamos para casa com o coração transbordando de felicidade e contando os dias para a próxima aventura!

The North Face Brasil: Vocês têm um Blog e redes sociais para compartilhar um pouco dessas experiências com outros pais. Quais são os comentários ou perguntas que vocês mais recebem?

Tayse Gomes: As maiores dúvidas que chegam no blog são relacionadas ao voo, à alimentação do bebê durante a viagem, ao sono e quebra na rotina e se vale a pena o esforço. Sempre digo que o voo será cansativo mas acabará mais rápido do que se imagina. Brinco que o voo é só a ponte entre a família e seus sonhos.

Quanto à alimentação, explico que provavelmente o bebê irá comer um pouco menos do que o habitual. Mas, irá se adaptar muito rápido. Levar comidinha ou leitinho de casa é a melhor escolha.

Com relação à rotina, percebemos que os bebês de adaptam muito mais rápido que nós adultos. O balanço do carrinho ou do canguru durante os passeios facilita o processo do sono. Consequentemente o bebê pode dormir mais durante o dia e então acordar mais vezes durante a noite. Mas não é regra. Às vezes o dia sendo agitado, os bebês podem também dormir melhor durante a noite, como é o caso da Antonella!

Quando me perguntam se vale a pena, não hesito em dizer que a viagem será um milhão de vezes melhor. A maior aventura da família será curtir e explorar o mundo juntos. Realizando sonhos e vivendo cada momento!

The North Face Brasil: Quais são as maiores dificuldades na hora de organizar ou planejar uma viagem com uma criança? Quais são os itens que vocês têm como prioridade na hora de fazer as escolhas dos destinos e dos roteiros?

Tayse Gomes: Confesso que o fato de termos a Antonella como integrante titular nas viagens não nos limita em escolher o país de destino. Já visitamos países como Egito e Japão. Sentimos o calor sufocante de Petra, na Jordânia, e o frio extremo do polo norte. Mas nos preocupamos em planejar tudo com a devida antecedência, pois assim conseguimos pensar nos detalhes e prever qualquer problema.

Foto: Arquivo Pessoal/Blog Voo Materno

Organizar uma viagem com bebê requer muita pesquisa e disposição, sem contar atenção aos detalhes: roupas e alimentação.  Pensar em como o bebê irá se vestir e como irá se alimentar são os pontos mais importantes que temos que levar em conta.

Como a viagem tem que ser boa para todos, excluímos os passeios que seriam desconfortáveis para ela, e, por exemplo, colocamos um zoológico no meio da viagem ou uma tarde livre de brincadeiras ao ar livre. Assim, todos fazem um pouco do que gostam.

The North Face Brasil: Qual foi a experiência mais marcante que você teve durante essa aventura que é ser mãe e viajar?

Tayse Gomes: Difícil dizer apenas uma, pois viajar com a Antonella é sempre ver além de qualquer ponto turístico. Ela ressignifica nossos olhares para o mundo. Mas, acho que a experiência mais marcante foi quando fomos para a Ásia e, chegando lá, em cada país, ela virou quase uma atração local. Todos paravam e pediam para bater foto dela. Acredito que por ser tão clarinha e de olhos verdes (características não tão comuns daqueles países). Já havíamos lido que isso acontecia com bebês estrangeiros, mas não imaginávamos que seria tudo tão intenso! Muita gente querendo tocar, brincar.. alguns até sem falar conosco vinham logo pegando e puxando ela.

Quando estávamos num aeroporto do Sri Lanka, precisamos esperar por muito tempo e no meio do dia uma excursão escolar trouxe uma turma de crianças para verem os aviões. Assim que as crianças viram a Antonella, esqueceram totalmente do avião e ficaram por horas sentadas à nossa volta. Foi assustador e emocionante ao mesmo tempo (risos). Lembro como se fosse hoje, daquelas meninas vestidas com um uniforme escolar branco, cabelos grossos e escuros. Tão carinhosas e curiosas com a Antonella. Naquele momento eu tive a certeza que precisava mostrar o mundo para minha pequena e ensinar que ele é muito mais do que as regras impostas pela sociedade e seus arquétipos preestabelecidos de sucesso. Perceber, sentir e respeitar as pessoas independentemente de cor, credo ou classe social é um dos maiores ensinamentos que podemos transmitir aos nossos bebês.

The North Face Brasil: Qual foi o maior perrengue que vocês tiveram e qual lição vocês aprenderam para nunca mais repetir?

Tayse Gomes: As maiores dificuldades sempre foram os imprevistos. Costumamos planejar nossas viagens com meses de antecedência para evitarmos surpresas e desconfortos com nossa pequena. Mas, como não é novidade, algumas cias aéreas costumam cancelar ou substituir voos sem aviso prévio. Assim aconteceu com a gente em nossa segunda viagem com a Antonella para a Ásia, fomos surpreendidos por um cancelamento de voo.

Era uma conexão, de madrugada e não tínhamos como sair do aeroporto. Como não fomos avisados tivemos que ficar cerca de 10 horas na sala de embarque esperando o próximo voo. Era um aeroporto extremamente sujo, pequeno e precário. Esse imprevisto causou prejuízo em nosso roteiro original. Perdemos diária de hotel e alguns passeios.

Foi realmente uma lição. Agora sempre checamos todos os voos antes de ir ao aeroporto. Isto, com bastante antecedência e também um dia antes da decolagem.

The North Face Brasil: Quais são as próximas aventuras planejadas para essa família?

Tayse Gomes: Nosso plano sempre foi fazermos duas viagens longas por ano. Porém, diante a pandemia do Covid-19 o ano de 2020 vai se encerrar somente com uma viagem, a que fizemos em março para o norte europeu em busca da aurora boreal. Estamos estudando o roteiro para 2021 com a esperança de que tudo passe logo. Como gostamos da Islândia e Finlândia principalmente pela Aurora Boreal, voltaremos a visitar esses países, mas desta vez, acrescentando a Noruega, Suécia e quem sabe outros países próximos ao roteiro. Também para 2021 queremos fazer nossa primeira grande viagem de carro pela América do Sul. Talvez ir até o Ushuaya ou então rumo à Machu Picchu, no Peru. Essa road trip está sendo planejada para o segundo semestre. Mas tudo pode mudar caso optemos por uma outra viagem: a de sermos pais de dois. Quem sabe vem um(a) irmãozinho(a) para nossa pequena Antonella.

Foto: Arquivo Pessoal/Blog Voo Materno

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.