Inspiração

Diante da pandemia causada pelo Covid 19, nações em todo o mundo se viram obrigadas a pedir que a população permanecesse em isolamento social para que pudéssemos controlar a transmissão da doença. Aqui no Brasil nós também apoiamos essa estratégia e seguimos incentivando todos os que puderem, que permaneçam em suas casas. As montanhas continuarão lá nos esperando depois que tudo isso passar. Enquanto isso não acontece, é possível aproveitar esse tempo para fazer reflexões e trazer aprendizados que situações emergenciais nos proporcionam. Abaixo nós listamos algumas dessas lições que a quarentena nos ensinou e que podem ser replicadas em qualquer aventura. Confira:

  • Nós precisamos apenas do essencial

Quando você para e pensa em tudo o que vem consumindo ou utilizando durante esse período de quarentena é possível ter a certeza de que nós não precisamos de muito para sobreviver. Não é necessário ter várias peças da mesma roupa, muitas bolsas ou acessórios. É claro que existem muitas coisas bacanas e úteis para diferentes atividades. Mas, se tivermos o básico, já conseguimos viver tranquilamente. Sem a pressão por acumular coisas ou bens de consumo, a vida fica até mais organizada e leve. Assim também deve ser na hora de arrumar as malas para a sua próxima aventura. Leve apenas o essencial, além de deixar a bagagem mais leve, você não vai perder um tempão procurando por algo na mochila e vai evitar muitas distrações. Na natureza nós não precisamos de muito e podemos ser simples, assim como a nossa essência.

  • É muito bom não ter pressa

Com a correria do dia a dia, principalmente para quem vive nas grandes cidades e está sempre na batalha contra o trânsito ou vive “sem tempo”, poder fazer as coisas sem pressa é algo praticamente impossível. Um dos pontos positivos da quarentena é que o dia parece que tem muito mais tempo. Ficar em casa pode ser ocioso, mas você também pode aproveitar para fazer suas tarefas e até mesmo o lazer com mais calma, sem ter pressa. Da mesma forma, quando você está na trilha é sempre muito mais prazeroso poder fazer o caminho desfrutando da experiência. Não existem disputas quando estamos curtindo a natureza. Portanto, leve um pouco mais de calma na sua bagagem e siga o seu caminho sem pressa.

Foto: Lucas Guerra
  • Estar em movimento é essencial para manter a saúde mental

Logo no início da quarentena ocorreu um “boom” de vídeos nas redes sociais ensinando alternativas para treinar em casa. Manter o corpo ativo é ótimo para que o organismo libere hormônios que nos deixam mais felizes e aliviam o estresse e a ansiedade. Talvez este seja um dos fatores responsáveis por te manter saudável física e mentalmente durante a pandemia. Mas, esse movimento não pode parar quando a quarentena acabar. Aproveite para planejar novas aventuras, treine para chegar em seus desafios bem preparado e mantenha-se sempre em movimento. Isso fará muito bem para a sua vida em todos os aspectos.

  • Conhecimento nunca é demais

Se as lives sobre atividade física fizeram sucesso no início da quarentena, os cursos on-line também não ficaram para trás. Não se sinta obrigado a ser sempre produtivo, mas poder aproveitar esse tempo mais livre para ler um livro, assistir a um filme e agregar mais conteúdo é muito bom. Em uma aventura, ter uma boa bagagem de experiências é super importante. Antes de arrumar as malas, pesquise sobre o seu destino, aprenda com outros aventureiros mais experientes, pergunte, troque informações. Conhecimento nunca é demais, seja para poder conversar com os amigos ou para salvar a sua vida no meio de uma floresta ou no topo da montanha.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.