O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial a Instrução Normativa nº 2, que tem como objetivo promover e incentivar a prática das atividades de escalada dentro dos Parques Nacionais.
De acordo com o documento, o esporte pode ser liberado em suas diversas modalidades considerando as condições naturais e de preservação de cada unidade. Além de facilitar a abertura de novas vias, a normativa também permite que os parques usem o esporte para desenvolver atividades que retornam em renda para ser aplicada nas próprias unidades, como a locação de equipamentos, cursos de escalada e visitas guiadas.
O documento faz parte de um projeto nacional de incentivo ao Ecoturismo focado nos parques, com o intuito de fomentar diferentes práticas esportivas ao ar livre, além de promover o desenvolvimento econômico e sustentável.
Conforme descrito na Instrução Normativa, os parques e visitantes poderão desenvolver projetos específicos que incluam escalada em rocha nas suas mais diferentes formas. Mas, não é permitida a criação de paredes artificiais ou de escalada em árvores.
A partir dessa regulamentação, entidades ligadas ao esporte, comunidades de atletas e a própria administração das unidades de conservação ganham mais opções para incentivar a prática de escalada em território nacional e oferecer mais opções de atrativos aos visitantes.
Clique aqui para acessar a Instrução Normativa nº 2 na íntegra.