Curiosidades Destinos

O aeroporto de Lukla é famoso mundialmente por dois motivos, primeiro por ser a porta de entrada para quem sonha em conhecer o Everest, segundo porque este aeroporto é considerado um dos mais perigosos do mundo. A realidade é que sua beleza é encantadora e a sua história cheia de curiosidades. Nós separamos algumas delas aqui para vocês.

  • Aeroporto Tenzing-Hillary

O aeroporto de Lukla na verdade se chama Tenzing-Hillary, em homenagem aos primeiros escaladores a conquistarem o Everest, no ano de 1953: Tenzing Norgay e Edmung Hillary. Além do nome, o próprio Hillary foi um dos principais responsáveis pela existência do aeroporto, sendo que ele mesmo comprou as terras em que a estrutura foi construída.

  • Alta temporada cheia

Apesar de receber apenas aviões de pequeno porte, capazes de pousarem em pistas curtas, durante a alta temporada a movimentação no aeroporto é enorme. A principal rota de aviação é a ligação entre Catmandu e Lukla, em voos que duram, em média, 30 minutos. No período que vai de abril a maio e entre setembro e outubro o aeroporto chega a receber uma média de 100 voos diários.

  • Pista inclinada

Com pouco mais de 500 metros de comprimento e localizado entre as montanhas, em uma área com alta variação climática e muito vento, a saída encontrada para deixar os pousos mais seguros foi construir a pista com inclinação de 12%. Esse formato facilita a frenagem e também auxilia na aceleração na hora em que os aviões precisam levantar voo.

Pouso no aeroporo de Lukla. | Foto: Siddharth Jadhav / Unsplash – Creative Commons
  • Sherpas foram essenciais

O local em que o aeroporto está construído não era a primeira opção de Hillary, mas como foi a área disponível para compra, tudo teve que ser adaptado. Até hoje os sherpas são os grandes responsáveis em viabilizar as expedições nepalesas. Não seria diferente durante a construção do aeroporto. Dizem que o solo era tão ruim, que Hillary pagou para a comunidade local de sherpas passar meses pisoteando o solo, para que se tornasse mais compacto e resistente para suportar a pista de pouso.  


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.