Curiosidades

O Dia da Montanha, ou Yama no Hi, não é apenas uma data comemorativa no Japão. Desde 2016, o dia é considerado um feriado nacional criado para celebrar a natureza, mas também para incentivar as pessoas a praticarem atividades relacionadas ao montanhismo.

As montanhas têm um papel importante em toda a cultura japonesa. É comum que as pessoas cresçam com o hábito de fazer trekkings e hikings durante as estações mais amenas e visitarem as mesmas montanhas durante o inverno para aproveitar a temporada de esportes de neve. Além dos hábitos sociais, as religiões mais comuns no país, como o budismo e o xintoísmo, têm a natureza como um dos papeis centrais em suas doutrinas e isso também influencia diretamente a relação e respeito dos japoneses em relação às montanhas.

Um dos maiores símbolos do Japão é, inclusive, o Monte Fuji. O vulcão, que é também a maior montanha do arquipélago, recebe mais de 200 mil visitantes por ano. Não à toa, o feriado do Dia da Montanha, comemorado em 11 de agosto, coincide também com o mês em que o Monte Fuji mais recebe visitantes.

Monte Fuji, um dos pontos mais famosos do Japão. | Foto: Max Bender/Unsplash – Creative Commons

O Japão também é conhecido por ser um país em que a população trabalha muito, com jornadas de trabalhos longas e que, muitas pessoas, incluem finais de semana. Por esse motivo, um feriado nacional inspirado nas montanhas e dedicado a incentivar as pessoas a irem para a natureza ganha ainda mais relevâncias e importância.

No Brasil nós comemoramos o Dia Internacional da Montanha, que acontece em 11 de dezembro. Mas, a data é apenas uma oportunidade para compartilharmos o nosso amor pelas montanhas e trazermos esse assunto à pauta. Aqui o dia não é um feriado nacional. Outros dois feriados interessantes no Japão são: o Dia do verde, celebrado em 4 de maio e o Dia do Mar, em 16 de julho.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.