Curiosidades Destinos Inspiração
Foto: arquivo pessoal Gabriel Tarso

Que a ascensão ao cume do Everest é muito sonhada e desejada, você já sabe. O número de pessoas que buscam conquistar o topo do mundo aumenta ano após ano.

Mais que uma tarefa espiritual, a alta montanha é uma experiência completa de autoconhecimento, superação e equilíbrio mental. Subir até o topo envolve muito preparo financeiro, físico e claro, psicológico.

Rotas

Saindo do Brasil, os trechos de ida e volta rumo ao Nepal – Katmandu, podem chegar até R$25 mil reais. Já na capital, é necessário tomar um segundo voo com destino a Lukla, Lhasa ou Namche. Para uma versão mais econômica, existem ônibus que levam até Jhiri. De lá, são mais cinco dias extras de caminhada até o campo base.

É lei no país desde 2013, que todo alpinista estrangeiro seja guiado por um sherpa local.  O valor deste, começa em R$18 mil e a maioria dos guias também exigem seguro de evacuação e cobertura médica.

Outra ascensão possível, apesar de complexa e ainda mais desafiadora, é através da face norte da montanha, acessada pelo Tibete. Por vezes, é necessária uma autorização da China, que possui regras extremamente rígidas e burocráticas.

Foto: arquivo pessoal Gabriel Tarso

Rumo ao Topo!

Engana-se quem pensa que o Everest não pode ser alcançado por leigos. Mas para isso, a preparação do corpo e da mente é fundamental.

Após uma profunda avaliação médica, vem a rotina de treinos intensos, sempre com acompanhamento profissional.

A segunda etapa da preparação envolve técnicas básicas de escalada. Cursos ensinam mais sobre o mundo do montanhismo, segurança e utilização de equipamentos.  Já com mais conhecimento sobre o universo da montanha, treinamentos de escalada em gelo são fundamentais.

Se familiarizar com a alta montanha é importante. Viagens guiadas para destinos que tenham neve e certa altitude, faz parte da preparação.

O último passo é o teste de altitude. O saber lidar com a montanha e suas adversidades. Aqui no blog você encontra um material completo sobre essa etapa e todas as outras da preparação para uma grande expedição.

Equipamentos

Cerca de 97% dos alpinistas que desbravam os 8.000 metros do Everest, fazem uso de oxigênio suplementar. O que também gera mais alguns dólares gastos.

Quanto aos equipamentos, a The North Face possui produtos de máxima tecnologia para as situações mais extremas. É indispensável o uso do down suit, botas, camadas de aquecimento, luvas, saco de dormir, mochila técnica e goggles. A linha Summit Series é pensada e desenhada para as situações mais inóspitas e desafiadoras, unindo alta performance com mínimo peso e excelente desempenho.

Foto: arquivo pessoal Gabriel Tarso

Everest 2022 – 2023

A temporada do ano passado terminou com quase 700 cumes alcançados, sendo apenas 50 das ascensões realizadas através do lado Tibetano. Montanhistas de 39 países diferentes conseguiram chegar ao topo.

Foi também em 2022 que a The North Face apoiou a Full Circle Everest Expedition -primeira equipe composta completamente por alpinistas negros a chegar no cume do Chomolungma, como é chamado o Monte Everest pelos locais.

A cada ano a temporada tem um enredo único. Em 2023, o número de mulheres que buscarão seu lugar no topo do mundo quase triplicou, comparado ao ano passado.

Neste ano, pessoas com deficiência também estão ocupando espaço acima dos 8000. Destaque para Lonnie Bedwell, veterano cego da marinha dos EUA, que tentará não somente o Everest como o Lhotse.

Brasileiros no Everest

Aproximadamente 34 brasileiros já estiveram no topo do Everest. Entre eles, está Carlos Santalena e Gabriel Tarso, que enfrentarão novamente o desafio.

Carlos, se conquistar este feito, será o primeiro brasileiro a chegar ao cume do Everest quatro vezes! O montanhista também detém outros recordes. Ele é o primeiro alpinista brasileiro a completar os 7 Cumes, as sete maiores montanhas do mundo, por duas vezes.

Já Gabriel Tarso, fotógrafo e cinegrafista, buscará registros ainda mais únicos em sua terceira ascensão. Sua primeira vez no topo aconteceu em 2021. Gabriel cobrirá toda jornada de Bernardo Fonseca, empresário e triatleta que vive profundamente o outdoor. Bernardo, que já encarou montanhas como Manaslu, Island Peak, Elbrus e Kilimanjaro, assim como Lonnie, encarará Everest + Lhotse, conhecido como double head.

 

Foto: arquivo pessoal Gabriel Tarso

 

 

Quer ficar por dentro de tudo que vai rolar na temporada de montanha 2023?

Acompanhe o blog da The North Face!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.