O Parque Estadual da Cantareira é um verdadeiro oásis em São Paulo. Aliás, a área do parque forma uma das maiores florestas urbanas do mundo. São mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, espalhados pela região norte da capital paulista e também pelas cidades metropolitanas de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Além de abrigar uma série de nascentes de rios e ter uma biodiversidade extremamente rica, o parque também dispõe de uma excelente estrutura para quem quer se aventurar sem precisar sair de São Paulo.
O Parque da Cantareira é dividido em núcleos e cada um deles têm atrações específicas e opções para os mais diferentes interesses. O núcleo mais antigo é o da Pedra Grande, aberto ao público em 1989. Apenas nessa área, o parque possui 4 trilhas. A mais curta delas é a do Bugio, que tem apenas 300 metros e leva 15 minutos para ser feita. A trilha mais complexa do núcleo é a da Pedra Grande, que possui 6.780 metros de extensão e é considerada de nível difícil. A recompensa é alcançar o topo da pedra e poder desfrutar de uma vista panorâmica da cidade de São Paulo.
O Núcleo do Engordador é concentra as cachoeiras e é uma boa opção para quem gosta de mountain bike, afinal, existe uma trilha específica para essa prática. São 4 quilômetros de extensão, com obstáculos e flora exuberante. O terceiro núcleo é o das Águas Claras, com três trilhas curtas e de baixo nível de dificuldade. Por fim, o quarto núcleo é o Cabuçu. Apesar de ter trilhas de nível fácil e médio, é nesta área que está concentrada a maior parte de atrativos históricos e culturais.
O acesso ao parque pode ser feito através de qualquer um dos núcleos e a proximidade com a região central de São Paulo o torna uma excelente opção para quem está em busca de uma imersão com a natureza, sem precisar ir muito longe de casa.
Quer saber mais sobre o Parque Estadual da Cantareira? Clique aqui.