Dicas Inspiração

Presenciar a explosão de luzes e a dança de cores no céu ocasionadas pela Aurora Boreal é o sonho de muitas pessoas. Vivenciar esse fenômeno natural incrível é uma experiência única e que fica para sempre na memória. Mas, melhor ainda se for possível registrar esse momento em um clique perfeito e tê-lo pela eternidade.

O casal Leo e Rachel Spencer, do @viajologoexisto está nessa missão. Os dois estão na Noruega em uma expedição de caçada à aurora boreal. Nós conversamos com eles para pegar algumas dicas sobre as escolhas da viagem e também sobre fotografia, para que você já tenha uma ideia de como tornar as luzes do norte ainda mais especiais.

Dica 1: Planejamento

The North Face Brasil: Como vocês escolheram o país e como têm monitorado o clima para estar no lugar certo no momento em que a aurora boreal está bem visível e ativa?

Leo Spencer (Viajo Logo Existo): São poucos países no mundo em que você pode ver o fenômeno da Aurora Boreal. Como já havíamos ido para o Alasca e Islândia, optamos por visitar o norte da Noruega. A verdade mesmo é que durante o inverno no hemisfério norte, praticamente em qualquer lugar próximo do Círculo Polar Ártico é possível ver o fenômeno. Viemos para a Noruega simplesmente porque não conhecíamos ainda o norte do país. Em relação ao dia a dia, temos usado uma combinação de aplicativos, uns para monitorar atividade solar, bastante importante para acontecer a Aurora, e muitos aplicativos de clima, principalmente imagens de satélites com a previsão do movimento das nuvens. Tendo céu limpo e atividade, você vai ver a Aurora Boreal.

Às vezes é necessário dirigir por horas e esperar muito tempo até poder presenciar a Aurora Boreal. | Foto: Leo Spencer/Viajo logo Existo

Dica 2: Fotografia

The North Face Brasil: O mais recomendado não é usar o próprio celular para fazer os registros da aurora boreal pela dificuldade em conseguir imagens de boa qualidade.  Quais equipamentos vocês têm usado? É preciso ter muita técnica ou tendo conhecimentos básicos e entendendo um pouco de ISO e exposição já é possível fazer imagens boas?

Leo Spencer (Viajo Logo Existo): Por mais que a tecnologia esteja evoluindo muito rápido e os celulares ofereçam excelentes câmeras, ainda faltam alguns anos para conseguir fotos com boa qualidade do fenômeno. Nós estamos usando uma câmera Sony A7r III, que proporciona tirar boas fotos com pouca luminosidade. A Aurora não é complicada de fotografar, desde que você entenda o básico de fotografia. Nossa recomendação é que as pessoas testem fotos noturnas de sua casa antes, porque a hora que chega lá, é tudo mais complicado. Muito frio, ansiedade, escuro… é preciso chegar com o plano já pronto.

Registrar esse espetáculo é uma missão que exige preparo e paciência. | Foto: Leo Spencer/Viajo logo Existo

Dica 3: Proteção

The North Face Brasil: Uma das maiores dificuldades nessa aventura é, com certeza, passar tanto tempo parado exposto ao frio. Quais itens vocês consideram essenciais para proteger o corpo durante essa trajetória?

Leo Spencer (Viajo Logo Existo): Realmente este é o maior desafio, o frio. Esses dias nós pegamos temperaturas próximas de -20 graus, e aí é complicado demais se manter aquecido por muito tempo. Nós recomendamos o uso de diversas camadas, de uma boa roupa térmica, luvas, gorro, meias de merino e uma coisa indispensável: uma boa proteção para o pescoço. Além disso tudo, vai bem uma boa garrafa térmica com um chazinho para gerar um pouco de calor. No limite, nossa saúde vale mais que a foto, portanto seja ponderado e saiba a hora de parar e se aquecer.

Para encarar o frio nórdico é preciso estar muito bem equipado. | Foto: Leo Spencer/Viajo logo Existo

Dica 4: Paciência

The North Face Brasil: Mesmo monitorando as condições do clima constantemente, é preciso ter paciência para aproveitar esse espetáculo. Quanto tempo, em média, vocês “gastam”/passam admirando e fotografando a Aurora Boreal para ter essas imagens incríveis?

Leo Spencer (Viajo Logo Existo): Sim, muita paciência antes e durante a Aurora. O processo de antes é o mais complicado, você passa horas olhando a previsão de tempo, fazendo planos, carrega todos os equipamentos, verifica a previsão do frio para saber quais roupas usar, são muitos detalhes. Nossa saída é guiada pelas informações do tempo, que horas e onde estará aberto o tempo? Que horas começa a atividade mais forte? Quanto tempo temos que dirigir? Que horas chegaremos lá? Temos gasolina, comida e snacks para uma eventual emergência? Na última semana ficamos em média 6/7 horas por noite atrás da Aurora, todas com sucesso.

Registro da Aurora Boreal em uma noite com muita atividade. | Foto: Leo Spencer/Viajo logo Existo

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.