Curiosidades Dicas

Os amantes das corridas de aventura certamente já ouviram falar do Eco Challenge, o desafio autodenominado a “corrida mais difícil do mundo”. Se você não está familiarizado com esse assunto, vale separar um tempinho para assistir à série “Wolrd’s Toughest Race”, disponível atualmente na plataforma de streaming Amazon Prime.

Antes de falar sobre a série, no entanto, é preciso explicar o que são as corridas de aventura. De forma bem resumida, são eventos multiesportivos que acontecem em ambiente natural, normalmente em locais muito inóspitos e selvagem, e incluem uma série de modalidades esportivas diferentes, além de uma infinidade de desafios que vão desde o clima, até a navegação, já que os participantes têm apenas um mapa e uma bússola para se localizarem em todo o percurso. É muito comum que esses desafios tenham mais de um dia de duração e envolvam atividades como: corrida, trekking, natação técnicas verticais, caiaque, canoagem, mountain bike, entre outras.

Parece divertido, certo? Realmente é! Mas, quando o assunto é Eco Challenge, a coisa muda de figura. Não é à toa que ela leva o nome de corrida mais difícil do mundo. A série traz os detalhes da edição de 2019 do desafio, que foi realizada nas Ilhas Fiji. Esta foi a segunda vez em que a corrida aconteceu no incrível arquipélago da Oceania e o que não faltou aos atletas participantes foi superação.

Imagem: Divulgação

Foram 66 times, representando 30 países diferentes (inclusive com equipes brasileiras em destaque). O percurso total conta com 671 quilômetros, dividido em 5 etapas. Os participantes tinham até 11 dias para superar longas jornadas remando por rios e oceanos, caminhando por trilhas, pedalando por estradas cheias de lama e enfrentando as forças da natureza em suas mais diferentes formas. A cada etapa o desafio físico e mental vai ficando mais difícil e muitas equipes acabam sendo desclassificadas por não chegarem aos postos de controle antes do período de corte, por desistirem ou por algum problema de saúde.

Realmente, encarar a corrida mais difícil do mundo é um desafio para os fortes. Conseguir finalizá-la é uma missão ainda mais difícil. Vale à pena conferir o esforço e se inspirar nas histórias dos atletas que superam seus limites a cada dia durante o Eco Challenge Fiji.

Imagem: Divulgação

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.