Curiosidades

A Terra também poderia ser chamada de Planeta Água, afinal, 70% da superfície terrestre é coberta por água. No entanto, apenas 2,5% de toda essa água é doce, ou seja, poderia ser consumida pelos seres humanos. Para tornar a situação ainda mais desafiadora, a maior parte dessa água doce (69%) está concentrada em geleiras, outros 30% estão em reservas naturais subterrâneas de difícil acesso, conhecidas como aquíferos, e apenas o 1% restante está espalhado em rios, lagos e outros corpos d’água superficiais.

Mas, apesar de este ser um assunto extremamente importante, principalmente quando falamos sobre o cuidado com a preservação dos mananciais, tratamento de esgotos e toda a sobrevivência humana, não é sobre esse tipo de água que nós vamos falar hoje. Todo esse recurso que cobre a maior parte do planeta e que sacia a nossa sede é a água que nós podemos ver. No entanto, existe um outro conceito um pouco mais complexo do que isso, conhecido como: água virtual. E é muito importante entendermos para podermos preservar um dos nossos bens mais preciosos e essenciais para a vida.

Água virtual é todo o recurso hídrico utilizado no processo de produção de algum item, desde os alimentos até os bens de consumo. Mesmo que o produto final não tenha nada de líquido, pode ter certeza de que muita água foi utilizada para que ele fosse fabricado e, principalmente, para que ele chegasse até você. Resumindo, é, literalmente, aquela água que não se vê.

Para que este conceito fique um pouco mais claro na sua mente pense em uma simples xícara de café. Quanto de água você acha que um expresso consome? 50 ml? Não! São necessários, aproximadamente, 130 litros de água para que um cafezinho inofensivo chegue até você. Isso inclui toda a água usada no plantio, o que é consumido no transporte, o que é gasto nas embalagens e, finalmente, na preparação final do seu café na mesa.

Assim acontece com tudo o que consumimos. Alimentos, roupas, eletrônicos, bebidas… todos esses itens demandam uma quantidade enorme de água para serem fabricados. Portanto, cada uma das nossas escolhas ajudam a compor a nossa “pegada hídrica”, que é a quantidade média de água que nós gastamos a partir dos nossos hábitos diários (banho, louça, lavagem de roupas) e consumo. Para que seja possível realmente reduzirmos o nosso impacto ambiental no planeta é preciso repensar as atitudes em todas as esferas e entender que as nossas escolhas podem, sim, fazer a diferença. Então, faça escolhas conscientes. Pare, reflita, analise se você realmente precisa antes de comprar. O mundo inteiro agradece!  


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.