Destinos

Escalar no ginásio é ótimo para treinar e também para conciliar a prática esportiva com a correria do dia a dia na cidade. Mas, o que todo escalador gosta mesmo é de ir para a rocha, escalar ouvindo o som dos pássaros, curtindo o visual e vivendo as maravilhas da natureza.

Se você começou a escalar há pouco tempo, mas já não se contenta apenas com as paredes do ginásio, nós temos algumas dicas de destinos perfeitos para quem está iniciando no esporte, mas quer ter essa vivência outdoor. O melhor é que esses picos estão bem próximos a São Paulo e possuem fácil acesso.

Escalar em rocha também é uma ótima oportunidade para reunir os amigos.

Pico do Jaraguá

O Pico do Jaraguá está localizado no bairro de Pirituba, ainda dentro da capital paulista, e é a opção com o acesso mais fácil e a melhor estrutura para quem está em São Paulo. Por muitos anos foi proibido escalar no local, mas agora o esporte é permitido. As vias do Jaraguá são em quartzito, curtas e têm nível de dificuldade baixo.

Pedra da Represa

Este pico está a pouco mais de cem quilômetros da capital, na cidade de Salesópolis, onde nasce o Rio Tietê. A Pedra da Represa é perfeita para ser usada como campo escola, pois possui desde vias bem fáceis até outras mais complicadas, o que permite aos escaladores testarem diferentes níveis e avaliarem a evolução no esporte.

Pedra do Santuário

Localizada na pequena cidade de Pedra Bela, a Pedra do Santuário também é mais uma boa opção para um campo escola. Além de ter diversas opções de vias fáceis com até 40 metros de altura e duas enfiadas, o local também tem vias mais difíceis, para ir evoluindo ou levar os amigos mais experientes.

Pedra da Maria Antônia

Como o nome já diz, a cidade de Pedra Bela é muito propícia à escalada. É lá que está também a Pedra da Maria Antônia. O legal dessa opção é que as vias de nível fácil possuem até 6 enfiadas e os escaladores também conseguem se aventura em algumas vias mais longas.

Morro do Maluf

Esta pedra é um clássico do litoral paulista. Localizado no Guarujá, o Morro do Maluf tem vias fáceis e outras bem fortes. A grande vantagem desse pico é a sua localização, praticamente dentro do mar, acessível pela praia e com muita estrutura na região. Dá para aproveitar o fim de semana escalando e ainda curtir um sol na praia.

Não é preciso ser super experiente para iniciar nas escaladas em rocha.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.